ABC, o maior campeão estadual do Brasil

Time potiguar se consolidou como maior campeão estadual do Brasil ao conquistar o seu 54° título

ABC conquistou o 54º título estadual do Campeonato Potiguar [Foto: Fabiano de Oliveira/GloboEsporte.com]
Por Honorato Vieira, CE

O ano de 2016 foi especial para o torcedor abecedista, pois o clube conquistou o campeonato estadual e voltou para a Série B do Brasileiro. De quebra, viu o seu rival, América de Natal, ser rebaixado para a quarta e última divisão do futebol nacional.

Com o principal concorrente ao título em crise e com dificuldades financeiras, o ABC tentou se aproveitar para construir a caminhada do título com mais facilidade. Entretanto, encontrou um Globo: time sensação do estado, muito bem arrumado e que deu trabalho durante toda a competição.

Primeira fase

Sem muito trabalho, a equipe alvinegra caminhou com facilidade na fase inicial do certame. Com cinco vitórias em sete jogos e o melhor ataque disparado com 16 gols, o ABC chegou à final para enfrentar o Globo, que foi vice-líder, como franco favorito.

Os dois jogos das finais foram realizados na Arena das Dunas, para protesto das duas torcidas que queriam em seus respectivos estádios, mas a federação norte-riograndense não acatou o pedido das duas agremiações. Com a bola rolando, um empate xoxo no primeiro jogo por 1 a 1 com gols de Luisão, para o Globo, e Jamerson, contra, para o ABC.

No segundo duelo, a equipe da Região Metropolitana do Rio Grande do Norte soube anular as principais jogadas do clube alvinegro e sacramentou o título da primeira fase com uma sólida vitória por 2 a 0. A tarde do dia 05 de março foi dos “Renatinhos”. Carioca e Potiguar marcaram para o Globo.

Globo venceu ABC e conquistou o primeiro turno do estadual [Foto: Caio Vale/Mossoró Notícias]
Globo venceu ABC e conquistou o primeiro turno do estadual [Foto: Caio Vale/Mossoró Notícias]

Segunda fase

Campeões do primeiro turno, o Globo começou a segunda etapa com o ritmo reduzido por já estar garantido na final do certame estadual. Dessa forma, novas equipes despontaram na competição. Com o ABC voando baixo, Potiguar e ASSU brigaram até a última rodada por uma vaga na decisão do segundo turno. O time de Mossoró garantiu a classificação com dois pontos a mais sobre Camaleão do Vale.

Na finalíssima, quem perdesse, estaria dando adeus à competição juntamente de uma vaga na Copa do Brasil e Nordestão. No jogo de ida, o ABC, praticamente, liquidou a fatura ao golear o Potiguar por 4 a 0.

Na partida de volta, Nando marcou dois gols e o alvinegro bateu o ‘Time Macho’ por 2 a 1, assim, garantindo o título e a vaga para enfrentar o Globo na grande final.

Com dois de Nando, o ABC conquistou o segundo turno [Foto: Diego Simonetti/Blog do Major]
Com dois de Nando, o ABC conquistou o segundo turno [Foto: Diego Simonetti/Blog do Major]

Decisão

O Globo, campeão do primeiro turno ao vencer o ABC na final, e o próprio alvinegro, que bateu o Potiguar na segunda fase, chegaram à decisão com méritos. O Glorioso, líder durante toda o torneio, com apenas duas derrotas em toda a competição e a Águia, que havia vencido o primeiro turno com competência, fariam a final mais justa das últimas temporadas do futebol potiguar.

Desta vez, as equipes não foram obrigadas a atuar na Arena das Dunas e puderam decidir em seus estádios. No primeiro embate, em Ceará-Mirim, no Estádio Barretão, o ABC soube segurar o ímpeto do adversário e com gol do atacante Echeverría, largou na frente.

Para a partida decisiva, mais de 12 mil pessoas compareceram ao Frasqueirão, mas viram um jogo sem muita ação. Com o empate em 0x0, o ABC conquistou o título estadual pela 54ª vez. O clube se consolidou como o maior campeão estadual do Brasil e empatou com o Rangers, da Escócia, como o detentor de mais taças de uma só competição.

Destaques

Com um time sólido desde o começo do campeonato, o ABC teve em seu coletivo o grande destaque e esse mérito vai para o treinador, Geninho. Com a equipe muito bem encorpada, os valores individuais foram se equivalendo.

O grande nome do time na competição foi o meia Gegê, emprestado pelo Botafogo/RJ, que foi eleito o craque do campeonato. O atleta marcou 8 gols e foi o líder em assistências. Outro grande destaque foi o atacante Nando, que com 9 tentos marcados, foi o artilheiro da competição.

 [Foto: Andrei Torres/ABC FC/Divulgação]
[Foto: Andrei Torres/ABC FC/Divulgação]

Fontes: Globo Esporte, ABC Minha Vida, Mossoró Notícias e Futebol Potiguar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*