Alumni – O primeiro multicampeão argentino

TIME CRIADO POR ESCOCESES

Esquadrão do primeiro título argentino do Alumni
Por Gabriel Ferreira – MG

O ano era 1884. O futebol dava seus primeiros passos na Inglaterra e, com imensa velocidade, se espalhava pelos continentes. Na Argentina, o escocês Alexander Watson Hutton foi o responsável pelo início do desenvolvimento do futebol no país e, como herança para o futebol argentino, criou o Alumni Athletic Club, clube que marcou época colecionando títulos e ótimas histórias.

O Alumni surgiu quando estudantes da “Buenos Aires English High School” e Alexander Hutton decidiram formar uma equipe para disputar a Primeira Divisão da Argentine Association Football League, que depois viria a ser denominada Asociación del Fútbol Argentino (AFA). Provavelmente nem os criadores do clube tinham a noção do quanto eles seriam bem-sucedidos nessa empreitada.

Entre 1900 e 1911, a equipe foi campeã em incríveis 10 oportunidades, sendo a primeira em 1901 ainda sob a alcunha de “English High School”. Hoje, mais de um século depois, o clube consta na lista de clubes com mais títulos argentinos na notável sexta colocação, ficando atrás apenas de Boca Juniors, River Plate, Racing, Independiente e San Lorenzo.

Naquela época, o objetivo na Argentina era desempenhar o esporte de maneira não passional, dentro das regras. Em uma partida contra o Estudiantes, inclusive, os jogadores do Alumni recusaram a batida de um pênalti por acreditarem que a marcação havia sido incorreta.

O clube também participou do primeiro jogo de uma equipe inglesa disputada na Argentina. O Southampton visitou o país e venceu o Alumni por 3 a 0, em 1914. A superioridade britânica viria a ser eliminada após algumas décadas com o amadurecimento do modelo de jogo próprio argentino, mas aquela primeira visita de uma equipe do país criador do futebol à Argentina viria a ser muito importante para o desenvolvimento do futebol na região.

Equipe do Alumni Antes da Partida Contra o Southampton FC
Equipe do Alumni Antes da Partida Contra o Southampton FC (Foto/Divulgação: Wikiwand)

Família Brown

A história do Alumni Athletic Club se confunde com a história da família Brown. Jorge, Carlos, Alfredo, Eliseo, Juan, Ernesto e Tomás Brown nasceram em solo argentino mas eram de origem escocesa. Desde pequenos, desenvolveram a paixão pelo esporte, e, na época de ouro da equipe, chegaram a atuar simultaneamente na equipe multicampeã. Também destaca-se a participação de muitos dos irmãos na seleção argentina, tendo inclusive Jorge Brown como capitão do esquadrão entre 1908 e 1914.

Quem acompanhava o Alumni afirmava que o segredo do sucesso da equipe era o jogo coletivo, o que vemos atualmente como entrosamento. Não era por acaso. A ligação sanguínea dos Brown se refletia nos resultados obtidos em campo. O ex-jogador da equipe, Carlos Lett, apontava o “a amizade existente entre os jogadores” como causa principal das conquistas, mais do que a capacidade técnica de seus jogadores.

Última Partida do Alumni Athletic Club: Vitória Sobre o Club Atletico Porteño
Última Partida do Alumni Athletic Club: Vitória Sobre o Club Atletico Porteño (Foto/Divulgação: Wikiwand)

A Dissolução do Clube

Em 1913, em reunião com os sócios do clube, foi decretada a dissolução do mais importante clube argentino do início do século XX. A equipe não era autossustentável e encontrava dificuldades cada vez que necessitava de renovar seu plantel. O alto nível de amadorismo na gestão do Alumni levou ao fim a jornada até então muito vitoriosa.

Posteriormente o Alumni Athletic Club seria reconstituído, mas o esporte praticado passaria a ser o rugby. O clube dominante em uma era que o futebol ainda tentava conseguir espaço chegou ao fim de uma maneira totalmente contrária às glórias que conquistou durante sua existência. Mas o início da paixão pelo futebol pregada pelos campeões seria crucial para o futuro do esporte no país.

Fontes: Wiki AlumniRSSSF

1 Comentário em Alumni – O primeiro multicampeão argentino

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*