Antes do Leicester, o Sport Boys venceu os gigantes

Sport Boys Warnes é campeão boliviano
Sport Boys Warnes é campeão boliviano

¡Hola, hermanos! Saludo a mis amigos de Escenas Lamentables. ¡Vamos a hablar sobre el primer equipo clasificado para la Libertadores 2017, que es un equipo aquí de Bolivia! Por lo tanto, alias, surgió jugadores con un olfato de gol como Victor Antelo, Juan Carlos “Pinocho” Sánchez, Joachín “El Chacal” Botero y Erwin “ChiChi” Romero, los artilleros de altitud!

[Ativando Google Tradutor]

Se enganam os que acham o feito do Leicester na Premier League algo inédito e grandioso, pois aqui na América Latina já aconteceu algo igual nessa temporada.

Que tal conhecermos um pouco mais dessa história?

Você sabia que, guardadas as devidas proporções, a diferença financeira entre os grandes clubes bolivianos e o pequeno time do Sport Boys é muito maior que a existente na Inglaterra? Pois bem, isso é verdade!

O clube de Warnes não tem nenhum investidor estrangeiro no seu pequeno povoado, muito menos um estádio ou centro de treinamento com estrutura “gourmetizada”. Apenas jogadores que recebem salários muito baixos, mas que jogaram com muita raça, organização e paixão pelo futebol. Foi assim que eles conseguiram deixar os maiores times do país para trás e conquistaram um triunfo inédito, o Torneo Apertura 2015/2016 do campeonato boliviano. Em 61 anos de história, o Sport Boys nunca havia vencido um título nacional, e acabou ganhando de times tradicionais como Bolivar, The Strongest e Jorge Wilstermann. Para se ter uma ideia, o clube é um dos mais antigos de sua região, e passou boa parte de sua história jogando as divisões intermediárias do país, o que inclui até campeonatos amadores durante uma época.

Com esse feito, o Sport Boys se tornou o primeiro classificado para o maior campeonato de clubes do mundo, a Libertadores da América, mas para alívio dos chorões, o “El toro warneño”, como é conhecido o pequeno time, não joga na altitude boliviana, o que só enaltece ainda mais a conquista do clube! Seu município pertence à região de Santa Cruz de la Sierra, região que fica em uma altitude inferior até a da cidade de São Paulo, por exemplo. Outra vantagem para seus adversários no torneio continental, é que o estádio Samuel Vaca Jiménez, em Warnes, só tem capacidade para 9 mil espectadores, obrigando- o a disputar seus jogos um pouco longe de casa, no estádio Ramón “Tauhichi” Aguilera, em Santa Cruz de la Sierra, à 90 km de distância de sua cidade.

– A primeira vez que o Sport Boys ganhou destaque internacional, aconteceu na temporada 2014, a partir de uma jogada de marketing onde o time contratou Evo Morales como jogador, ele mesmo, o presidente do país!


Confira a festa do campeão do Torneo Apertura boliviano

[Desativando Google tradutor]

¡Hasta luego!

Texto: Wagner Ponce

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*