Atlético Tucumán: um estreante argentino nas Américas

Recém promovido à elite nacional da Argentina, clube recebeu a chance de disputar um torneio internacional após aumento de vagas na Libertadores

(Foto Reprodução/Olé)
Por: Jean Costa, RS

Sim caro amigo, caro leitor. A Argentina terá um estreante na Libertadores 2017. Não teremos o Boca de Tévez, mas teremos o Tucumán de Luis Miguel Rodríguez, veterano e capitão do El Decano. Motivo nobre para se apreciar, mas que gerou muita polêmica nas terras dos hermanos. A Conmebol anunciou que a sexta vaga argentina para Liberta de 2017 seria dada ao quinto colocado do último campeonato, ou seja, o Atlético Tucumán. Que voltava a elite após seis anos e foi a grande surpresa do torneio. Ah e é claro, um momento histórico!

Club Atlético Tucumán, ou apenas Atlético Tucumán, foi fundado no dia 27 de setembro de 1902, totalizando 114 anos da história que virá a aumentar na próxima temporada. Os albicelestes são do norte da Argentina e trazem consigo a honraria de ser a primeira vez na história em que um clube do norte da Argentina jogará uma competição internacional. O clube tem pouca história é verdade, mas o fanatismo da torcida pelo clube é de se admirar. O Estádio Monumental José Fierro, o qual é casa do time, que o diga.

Após perder o acesso na prorrogação em 2014, Atlético Tucumán sagrou-se campeão da Primera B Nacional (Foto: Julio Pantoja Télamema)
Após perder o acesso na prorrogação em 2014, Atlético Tucumán sagrou-se campeão da Primera B Nacional (Foto: Julio Pantoja Télamema)

Com estádio para 32,700 pessoas e uma torcida fanática. O Atlético tem como maior rival o San Martin de Tucuman, um dos clássicos mais pegados que tem pelas terras argentinas. El Decano tem apenas três participações na Primeira Divisão Argentina, a primeira na temporada 2009-10, a segunda em 2016 e a terceira na 2016-17.

O seu primeiro acesso se deu após uma goleada de 4 a 1 contra o Talleres e após vencer o Olimpo por 3 a 1 no dia 15 de junho do mesmo ano, se tornou campeão. No dia 8 de novembro de 2015 foi campeão da B Nacional novamente ao bater o Atlético Los Andes por 5 a 0. Era o seu segundo acesso e dali a história continuou a crescer.

A temporada 2016 inclusive traz com ela duas vitórias históricas. A primeira contra o Boca Juniors em plena La Bombonera, placar de 1 a 0. A segunda contra o Independiente também fora de casa, mas dessa vez por 2 a 0. Por falar no Rey de Copas, em 2014, mas dessa vez pela Primeira B Nacional. A equipe albiceleste venceu fora por 3 a 1. Os rojos também são responsáveis por parte de uma polêmica que envolve a vaga na Libertadores.

A vaga para o Tucumán gerou revolta por parte do Independiente, que queria play-off para decidir quem ficaria com a vaga para a competição. Isso aconteceu devido ao motivo da competição ter acabado antes do anúncio de aumento nas vagas para a Libertadores. A Argentina alterou o seu calendário para deixar mais parecido com o Europeu, sendo assim, o campeonato do primeiro semestre (2016) consagrou o Lanús como campeão. A confusão foi estabelecida e isso afetou as vagas para competições sul-americanas. O fato é caros leitores, que o Tucumán quase foi sacaneado devido à questão da vaga, chegando a ter protestos da torcida pelo país. Mas no final das contas, o time terá chance de fazer ainda mais história. Polêmicas a parte, o Tucumán fez um belo Torneo Transición, assim merecendo a vaga.

Comunicado anunciando a vaga para o Atlético Tucumán após a polêmica (Foto: Reprodução/AFA)
Comunicado anunciando a vaga para o Atlético Tucumán após a polêmica (Foto: Reprodução/AFA)

Em Riquelme o alvo de contratação de peso para disputa histórica

Juan Roman Riquelme. Um monstro. Jogador que foi sonho de todos os clubes por muitos anos. Descrições chegam a faltar para o jogador que foi. Contratar Riquelme foi desejo de muitos por anos, mas mesmo agora com o craque aposentado, ele continua despertando interesse.  A intenção de contratar Riquelme jogar a próxima edição da Copa Libertadores teria surgido a partir de um grupo de empresários que estariam dispostos a financiar a sua chegada. No entanto, isso parece difícil para o jogador que anunciou sua aposentadoria no início de 2015 e organizou a sua festa de despedida de meados de 2017 de volta à atividade. Será que o craque, mesmo com o tempo que está sem jogar, poderia contribuir com o clube? O nome Riquelme impõe respeito, independentemente da fase. Marketing ou não, não se sabe caros leitores, mas afinal, quem não gostaria de ter Riquelme na equipe não é mesmo?

O que esperar do Tucumán? Até onde o pequeno clube do norte argentino pode chegar? (Foto: Reprodução/Baires)
O que esperar do Tucumán? Até onde o pequeno clube do norte argentino pode chegar? (Foto: Reprodução/Baires)

Será a primeira vez na história que o time disputará a Copa Libertadores, mas a equipe ainda não está na fase de grupos, já que ficou com a última vaga, terá que passar pela famigerada Pré-Libertadores. Além do Atlético Tucumán, a Argentina ainda terá na competição o Lanús, o Estudiantes, San Lorenzo e Godoy Cruz, que foram os primeiros colocados na última temporada. Já a vaga da Copa da Argentina ficará entre Rosário, River Plate, Belgrano e Gimnasia y Esgrima, que disputarão as fases finais do campeonato

Fontes: ESPN – Explicação Vagas AFA, Tycsports, Esportes.yahoo, Clarin, Infobae

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Copa Libertadores da América 2017 – O longo caminho até a taça - Cenas Lamentáveis

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*