BAH 2 x 0 OFC – Bahia bate Oeste e encosta no G-4 da Série B

Com a vitória, Bahia fica a dois pontos da zona de classificação para a Série A

Partida entre Bahia e Oeste (Foto: Reprodução/EC Bahia)

O Estádio da Fonte Nova recebeu o jogo entre Bahia e Oeste pela 13ª rodada da Série B do Brasileirão nesta terça (28). Os times se encontravam em situações parecidas no campeonato. O time baiano entrou na rodada na décima posição, com 17 pontos. Já o time paulista entrou em décimo segundo lugar, com 16 pontos. Antes da partida, o Oeste tinha a melhor defesa do campeonato, empatado com o Londrina, e o Bahia um dos melhores ataque da competição com 21 gols. Com o resultado, o time da casa encosta no G-4.

O primeiro tempo começou morno, com fraco nível técnico. Aos 12 minutos, em trama do meio campo baiano, Danilo Pires fez a primeira finalização do jogo e chutou de fora da área para a linha de fundo. No minuto seguinte, o lateral Hayner fez cobrança rápida de lateral na direção de Hernane, que disputou bola com zagueiro, viu o goleiro levemente adiantado e bateu por cima do arqueiro.

Após o gol, o Bahia manteve a marcação muito alta até os 20 minutos de jogo. O time pressionava a saída de bola dos visitantes e apostava no erro da construção de jogo dos zagueiros e volantes. Aos 21 minutos, Renato Cajá sentiu contusão nas costas e foi substituído por Zé Roberto, na primeira substituição feita por Guto Ferreira. Mesmo com maior posse de bola (61%), o Oeste ainda não tinha finalizado contra a meta de Marcelo Lomba devido a pressão da marcação do Bahia.

Aos 38, o zagueiro Bruno do Oeste fez um corte totalmente equivocado, Zé Roberto cruzou a sobra e Danilo Pires, sozinho, furou o chute na frente do goleiro Felipe. Já a primeira chance do Oeste só veio aos 40 minutos, com lançamento longo do volante Mateus para o atacante Ricardo Bueno, que cabecou para fora sem perigo.

Na tentativa de criação de jogo, o Oeste perdeu a posse e Jackson fez ótimo lançamento para Hernane, que estava bem posicionado. Ele errou o domínio e apenas recuou a bola para o arqueiro Felipe. Jackson tentou passe para Tiago Ribeiro que fez grande arrancada pela direita e deu passe para Feijão. Na entrada da área, o meia bateu e isolou a bola, no último lance do primeiro tempo.

ECB vs OFC
Jogadores de Bahia e Oeste antes do jogo desta terça  (Foto: Reprodução/EC Bahia)

Antes do início do segundo tempo, uma cena inusitada foi protagonizada pelo atacante Tiago Ribeiro. O tempo de intervalo acabou e o jogo começou sem ele. Ao fim do primeiro minuto, Ribeiro retornou ao gramado mas precisou esperar o juiz autorizar a entrada.

Logo no segundo minuto, Leo Artur recebeu bola na entrada da área e ficou cara-a-cara com o goleiro Lomba. Chutou rasteiro pra fora, mas com muito perigo. Minutos depois, Danielzinho soltou um chute fortíssimo em direção ao gol, o arqueiro baiano deu um rebote para o centro da área que culminou em finalização de Leo Artur para fora.  O lance seguinte comprovou que o Oeste voltou melhor para o segundo tempo.

O lance do segundo gol começou aos 15 minutos, com contra-ataque rápido iniciado após roubada de bola do meia Feijão. Ele tocou com Hernane, que fez assistência para Zé Roberto e a bola foi finalizada com força no ângulo direito.

Minutos depois, Zé Roberto fez toque para Hernane e o zagueiro Bruno evitou que o atacante finalizasse. No lance seguinte, o meio campista do Bahia Danilo Pires se enrosca com Wellington durante uma arrancada e cometeu pênalti com um puxão dentro da grande área. O atacante Ricardo Bueno chutou fraco no meio do gol, e Lomba defendeu com os pés.  Depois, o atacante Crysan bateu forte uma falta na meia intermediária e obrigou o goleiro do Bahia fazer sua melhor defesa na partida, espalmando a bola para fora. O jogo foi até os 48 minutos, sem muita criatividade por parte das duas equipes, que não criaram nenhuma chance contundente de gol.

O Bahia sobe 7º lugar no campeonato, com 20 pontos, a dois pontos da zona de classificação para a série A. Já o Oeste deixou de ter a melhor defesa do campeonato, mas manteve sua posição na tabela como 12º colocado.

 

FICHA TÉCNICA
BAHIA 2 x 0 OESTE

Bahia: Marcelo Lomba, Hayner, Jackson, Lucas Fonseca, João Paulo, Feijão, Gustavo Branco (Paulo Roberto), Danilo Pires (João Paulo Penha), Renato Cajá (Zé Roberto), Tiago Ribeiro, Hernane

Técnico: Guto Ferreira

Oeste: Felipe Alves, Velicka (Maurinho), Betinho, Bruna Silva, André Castro, Danielzinho, Mateus Vargas, Marcos Vinícius, Leo Artur (Crysan), Wellington, Ricardo Bueno.

Técnico: Fernando Diniz

RENDA E PÚBLICO

Público total: 6.509
Renda: R$ 71.431,50

Texto: Lucas Poeiras (@pueira)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*