Botafogo e Grêmio voltam a se encontrar pela Libertadores após 21 anos

Engenhão e a Arena presenciarão dois dos grandes jogos da temporada

Reprodução Internet
Por Gabriel Rigoni, RS

Botafogo e Grêmio começam a decidir nesta quarta-feira (13) uma vaga para a semifinal da Copa Libertadores 2017.  A partida do Engenhão e o duelo derradeiro da Arena serão, sem dúvida, confrontos dos mais importantes já registrados entre os dois clubes. Não serão, no entanto, os primeiros pela competição continental.

Em maio de 1996, Fogão e Tricolor tiveram caminhos cruzados nas oitavas de final do torneio. A ordem das partidas era a mesma; os locais, diferentes. Os grandiosos e históricos – hoje entregues às traças – Maracanã e Olímpico Monumental receberam os duelos de ida e volta, respectivamente. O cenário era bastante diferente. No ano anterior, o Botafogo era consagrado campeão brasileiro. Do outro lado, o Grêmio defendia o título da Libertadores da América, já que havia conquistado o bicampeonato em 1995. Duelo de gigantes.

As duas equipes entraram no gramado de um Maracanã lotado no primeiro dia de maio daquele ano. Quem abriu o placar foi o time da casa, em um golaço de falta anotado por Jamir. Até João Paulo marcar contra o Nacional, no Uruguai, em julho deste ano, este havia sido o último gol botafoguense em fase mata-mata da Libertadores. O Grêmio, no entanto, empatou. Soando redundante, o camisa 16 Jardel marcou de cabeça.

Na semana seguinte, deu Grêmio. O Tricolor derrotou o Fogão por 2 a 0 em Porto Alegre e garantiu a vaga nas quartas. A equipe gaúcha só viria a ser eliminada da competição nas semifinais contra o América de Cali, após eliminar o Corinthians.

Histórico recente

Botafogo e Grêmio apresentam desempenhos interessantes em 2017. Por pouco, não protagonizaram uma série de quatro confrontos que faria o Brasil parar em setembro. Isto porque, além da Libertadores, as duas equipes poderiam fazer a final da Copa do Brasil, mas foram eliminados por Flamengo e Cruzeiro nas semifinais. Nada que apague o brilho, entretanto, do duelo entre as duas equipes.

Divulgação - Grêmio e Botafogo
Divulgação – Grêmio e Botafogo

Neste ano, dois confrontos já foram disputados. Na Arena, em jogo válido pela 2ª rodada do Brasileirão, o Tricolor derrotou o Fogão por 2 a 0. O placar poderia ser mais elástico. “Não merecemos vencer em momento algum”, afirmou o técnico Jair Ventura após a derrota.

No returno, a revanche. O Botafogo derrotou o time reserva do Grêmio por 1 a 0 e complicou ainda mais as chances do Tricolor lutar pelo título nacional.

A partir desta quarta, a forte marcação alvinegra medirá forças contra o futebol mais vistoso do País atualmente. O Engenhão e a Arena presenciarão dois dos grandes jogos da temporada.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*