“Brexit” – Quais serão as consequências na liga inglesa?

Premier League perderá qualidade e finanças

O destaque do West Ham, Dimitri Payet seria um dos afetados (AFP PHOTO / PHILIPPE HUGUEN)

Nós últimos dias, o povo inglês foi às urnas para decidir seu futuro na união europeia. Após a votação, a população deu parecer favorável a saída do país do bloco econômico, o que pode ter grande impacto na liga inglesa, haja vista que os principais times do país contam com “mão de obra” estrangeira. Mas quais seriam as principais mudanças e como isso afetaria o futebol?

Atualmente, qualquer jogador que possui o passaporte da união europeia pode jogar na “Premier League” sem precisar do visto de trabalho. Caso a saída se confirme, ficará mais difícil de contratar jogadores estrangeiros. A “BBC” fez um estudo em que aponta que 332 jogadores europeus não cumpririam os critérios para o visto.

Para ter um visto de trabalho, caso confirmada a saída, os atletas precisarão cumprir alguns requisitos: um jogador de um dos países entre os dez primeiros do ‘ranking’ FIFA terá que ter jogado 30% dos jogos oficiais da seleção nacional nos últimos dois anos e 45% para os países entre o 11º e o 20º lugares do ‘ranking’. A percentagem aumenta para 60% para países nos 10º lugares seguintes e para 75%, entre o 31º e o 50º lugares.

Alguns clubes poderão perder peças importantes no elenco: os destaques franceses da última liga, como Kanté e Payet, de Leicester e West Ham, o goleiro De Gea e o atacante Martial, ambos do Manchester United, Coquelin e Bellarín, do Arsenal, entre outros.

Além de perderem possíveis negociações com jogadores de outra nacionalidade, os clubes ingleses temem pelo valor de mercado, por exemplo: O Manchester United perdeu cerca de 3 USD por ação no mercado num curto período de 5 dias.

Vale destacar que as mudanças valerão somente para negociações futuras e que a total retirada da Inglaterra do Bloco Econômico deverá levar, no mínimo, 2 anos. Nesse tempo, pode se analisar os danos e ajustar às regras. Mas, enquanto isso, o clima que é de incerteza na terra da rainha já vai tomando os gramados ingleses.

 

Texto: Lucas Bastos Gabriel (@sir_bastos)

1 Comentário em “Brexit” – Quais serão as consequências na liga inglesa?

  1. “Hi there! I just wanted to ask if you ever have any problems with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing months of hard work due to no back up. Do you have any solutions to prevent hackers?”

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*