CL na Copa: A volta da Arábia Saudita

Desorganização e inúmeras trocas de treinadores marcam a preparação Saudita para a Copa do Mundo

Arábia Saudita conseguiu sua classificação ao vencer o Japão na última rodada (Foto: Divulgação)
Por Wagner Ponce, SP

Depois de ficar de fora das últimas duas edições, a Arábia Saudita retorna ao Mundial mesmo após muitos altos e baixos durante as Eliminatórias e preparação para a Copa do Mundo. Para os sauditas, não ser o saco de pancadas da competição já será um grande feito.

Surpresa na sua primeira aparição, nos Estados Unidos, em 1994, quando conseguiu se classificar para as oitavas de final após vencer duas partidas na fase de grupos, a Seleção nunca mais conseguiu reeditar uma boa participação na Copa do Mundo. Sendo eliminada na primeira fase em 1998, 2002 e 2006.

Al-Owairan marca o gol da vitória e classifica a Arábia Saudita para as oitavas de final da Copa de 1994

É muito difícil acreditar que os sauditas consigam um bom desempenho no Grupo A, principalmente com a imensa falta de organização e desmandos dentro da federação local. Foram ao todo quatro treinadores desde o fim das Eliminatórias para a Copa de 2014. Do romeno Cosmin Olaroiu até ao argentino Juan Antônio Pizzi, eles ainda contaram com o holandês Bert van Marwijk durante boa parte do caminho para o Mundial, mas ele não teve seu contrato renovado após conseguir a classificação. Para o seu lugar, veio o argentino Edgardo Bauza, ex-São Paulo, mas após cinco jogos em quatro meses, o treinador foi demitido do seu cargo, dando lugar ao seu compatriota.

Juan Antônio Pizzi tem a dura missão de dirigir a Arábia Saudita na Copa do Mundo (Foto: Emmanuel Dunand / AFP)

Com um time de muita correria, sem muitos jogadores técnicos e com pouco tempo no comando, Pizzi tenta implementar sua filosofia de jogo na equipe saudita, onde busca adotar um futebol com mais posse de bola e ofensividade, o que deixa sua frágil defesa muito mais exposta. O resultado disso são três derrotas nos seus últimos três amistosos antes da Copa do Mundo, contra Itália, Peru e Alemanha, respectivamente. Mas vale se atentar que contra os atuais campeões do mundo, a Arábia Saudita sofreu um apertado 2 a 1 e ainda perdeu um gol feito no último minuto de jogo. Se o treinador argentino precisa de algo positivo para tirar desse jogo, o “quase empate” pode ser muito comemorado.

Mesmo com pouco destaque, a Arábia Saudita terá a honra de participar da partida inaugural do Mundial contra os donos da casa no próximo dia 14/06 em Moscou, no Estádio Lujniki. Daquela que já é conhecido como a “pior abertura da história das Copas”. Difícil imaginar que os sauditas possam aprontar dentro do seu grupo. Quem sabe o craque Mohammad Al-Sahlawi , camisa 10 e jogador do Al Nasr Riad, marque um gol tão impressionante como o de Saeed Al-Owairan em 1994. Mas qualquer resultado positivo já pode ser dado como vitória após tantos problemas no caminho até a Rússia.

Al Sahlawi é o principal jogador da Arábia Saudita (Foto: Getty)

Veja como a federação saudita fez a divulgação dos seus 23 escolhidos para a Copa do Mundo:

https://twitter.com/SaudiNT_EN/status/1003484486938619905?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=https%3A%2F%2Fsportv.globo.com%2Fsite%2Fprogramas%2Fcopa-2018%2Fnoticia%2Farabia-saudita-anuncia-lista-final-para-a-copa-usando-video-bem-humorado.ghtml

Goleiros: Mohammed Al-Owais, Yasser Al-Musailem (Al Ahli), Abdullah Al-Mayuf (Al Hilal FC)

Defensores: Mansoor Al-Harbi (Al Ahli), Yasser Al-Shahrani (Al Hilal), Mohammed Al-Breik (Al Hilal), Motaz Hawsawi (Al Ahli), Osama Hawsawi (Al Ahli), Omar Hawsawi (Al Nassr FC), Ali Al-Bulaihi (Al Hilal)

Meio-campistas: Abdullah Al-Khaibari (Al Shabab), Abdullah Otayf (Al Hilal), Taiseer Al-Jassim (Al Ahli), Hussain Al-Mogahwi (Al Ahli), Salman Al-Faraj (Al Hilal), Mohammed Kanno (Al Hilal), Hattan Bahebri (Al Shabab FC), Salem Al-Dawsari (Villarreal), Yahya Al-Shehri (Leganés-ESP)

Atacantes: Fahad Al-Muwallad (Levante-ESP), Mohammad Al-Sahlawi (Al Nassr), Muhannad Assiri (Al Ahli), Abdulmalek Al-Khaibri (Al Hilal).

Jogos na Copa do Mundo:

Arábia Saudita x Rússia (14/06 às 12h)

Arábia Saudita x Uruguai (20/06 às 12h)

Arábia Saudita x Egito (25/06 às 11h)

Fonte: Sportv e ESPN

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*