CL na Copa: Nigéria tenta melhor campanha em sua 6ª tentativa

AS SUPER ÁGUIAS QUEREM SURPREENDER EM UM GRUPO BASTANTE COMPLICADO

(AFP PHOTO / PIUS UTOMI EKPEI)
Por Abreu Neto, CE.

A Nigéria é um dos cinco países africanos que participará da Copa do Mundo da Rússia em 2018. Essa será a sexta vez no Mundial. A primeira participação foi em 1994. Depois disputou as edições de 1998, 2002, 2010 e 2014. Em 2006 a Seleção não conseguiu a classificação nas eliminatórias africanas. A sua melhor campanha foi o 12º lugar em 1998.

Comando técnico

O time é comandado pelo nigeriano Salisu Yusuf. Ele começou sua carreira de treinador profissional em 2002 no Nasarawa United-NIG. Depois chegou ao Dolphins FC-NIG, onde trabalhou como assistente técnico até 2008.

Foi convidado pela Federação de Futebol da Nigéria, em 2009, para trabalhar como assistente técnico de Samson Siasia, então treinador do país. Assumiu a equipe principal em Outubro de 2016, após a saída do então comandante Stephen Keshi.

Salisu Yusuf classificou a Nigéria como líder do Grupo B das eliminatórias africanas, sendo assim o o primeiro país do continente a garantir vaga para a Copa da Rússia. Ao todo, a Seleção venceu quatro de seis jogos, empatou uma partida e perdeu outro.

Como joga

O técnico Salisu Yusuf adota o esquema 4-2-3-1. Explora muito a velocidade pelos lados com Moses na faixa direita e Alex Iwobi pela esquerda. O jogador do Arsenal , inclusive, foi destaque na goleada por 4 a 2, aplicada pelos nigerianos sobre a Argentina em Novembro de 2017 . Obi Mikel dá o tom da armação no meio-campo ao lado de Ndidi. Iheanacho é a referência ofensiva na equipe.

Destaques

A Seleção é capitaneada por John Obi Mikel, o experiente meio-campista que fez sua carreira internacional no Chelsea(2006-2016) e hoje atua Tianjin Teda-CHN.

Na Rússia, capitão nigeriano chegará a sua terceira pprticipação em Copas pela seleção africana. (Foto: GettyImages)

Além de Mikel, o jovem Kelechi Iheanacho, que pertence ao Manchester City e está emprestado ao Leicester e Victor Moses, do Chelsea, são outros nomes de destaque das Super Águias.

Iheanacho é uma jovem promessa de 21 anos que se destaca pelo porte físico e por sua velocidade. Foi emprestado ao Leicester por estar sem espaço na equipe de Guardiola e para ganhar mais experiência.

Victor Moses é um nome mais conhecido no cenário internacional. O ponta-direita foi bastante utilizado por Antonio Conte no Chelsea, mas antes disso acontecer seguiu o mesmo caminho do compatriota Iheanacho, e rodou por outros clubes ingleses como Liverpool, Wigan e West Ham.

Os convocados para Copa 2018

Goleiros: Daniel Akpeyi (Chippa United/África do Sul), Ikechukwu Ezenwa (Enyimba/Nigéria), Francis Uzoho (Deportivo Fabril/Espanha).

Defensores: Chidozie Awaziem (Nantes), Leon Balogun (Brighton & Hove Albion), Tyronne Ebuehi (ADO Den Haag), Elderson Echiejiole (Cercle Brugge), Brian Idowu (Amkar Perm/Rússia), Kenneth Omeruo (Kasimpasa/Turquia), Abdullahi Shehu e William Ekong Troost (ambos do Bursaspor).

Meio-campistas: Oghenekaro Etebo (Las Palmas), John Obi Mikel (Tianjin Teda), Wilfred Ndidi (Leicester City), Joel Obi (Torino), John Ogu (Hapoel Be’er Sheva), Ogenyi Onazi (Trabzonspor).

Atacantes: Odion Ighalo (Changchun Yatai), Kelechi Iheanacho (Leicester City), Alex Iwobi (Arsenal), Victor Moses (Chelsea), Ahmed Musa (CSKA Moscou), Simeon Nwankwo (Crotone).

Tabela

Na Copa da Rússia, a Nigéria estará no Grupo D, acompanhada de Argentina, Croácia e Islândia. O grupo é considerado um dos mais equilibrados da competição.

A primeira partida será diante da Croácia, no dia 16/06 às 16h ,depois enfrenta a Islândia, no dia 22/06 às 12h e fecha a primeira fase contra a Argentina no dia 26/06 às 15h todos pelo horário de Brasília.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*