Confronto dos brasileiros na Libertadores: Grêmio x Godoy Cruz

Equipe brasileira espera manter o bom momento e confirmar o favoritismo diante dos argentinos

Grêmio (Foto/Reprodução spoiler cultural)
Por: Jean Costa, RS

O sorteio das oitavas de final da Libertadores 2017 trouxe para o futebol brasileiro um Brasil x Argentina, mas dessa vez inédito. O Grêmio terá como adversário na próxima fase o Godoy Cruz, as equipes nunca se enfrentaram. Se na fase de grupos o atual campeão da Copa do Brasil não teve lá tantos problemas com a logística, diante dos argentinos não será diferente.

O Tricolor gaúcho teve uma fase inicial bem tranquila, mas alguns deslizes ocorreram no caminho. Como conquistou o penta no mata-mata mais querido do cenário nacional, o clube não precisou das etapas pré-fase de grupos. O Grêmio fez uma excelente campanha no chaveamento 8, considerada como caminho mais fácil para os times Brasileiros. O clube perdeu apenas uma partida, diante do Iquique, no Chile, quando nada deu certo para a equipe. Além disso, foram 4 vitórias e 1 empate (atuando com os reservas).

O “Tomba”, alcunha do time, foi o melhor entre as equipes que terminaram como segundos colocados na fase de grupos, com 11 pontos. Na ocasião, O Godoy fazia parte do grupo 6. Com apenas uma vitória dentro de casa, a equipe conquistou o seu maior resultado justamente fora, na segunda rodada derrotou os paraguaios do Libertad por 2 a 1. Entre as curiosidades na competição, o Godoy foi o primeiro dos argentinos a se garantir nas oitavas, faltando uma rodada para acabar a fase de grupos. No último duelo poupou alguns jogadores contra o Atlético, que também poupava jogadores na ocasião, e acabou sendo goleado pelos mineiros por 4 a 1.

Godoy Cruz não conseguiu vencer o Atlético-MG na fase de grupos (Reprodução/Facebook Conmebol Libertadores Bridgestone)
Godoy Cruz não conseguiu vencer o Atlético-MG na fase de grupos (Reprodução/Facebook Conmebol Libertadores Bridgestone)

No Campeonato Argentino, o Godoy Cruz ainda almeja pelo menos uma das vagas na Sul-Americana de 2018, só que o momento da equipe é de grande instabilidade. A equipe argentina ocupa apenas a 14ª colocação no Nacional, tendo feito 43 pontos nas 30 partidas que disputou na competição. É um momento distinto do que vive o clube gaúcho.

Nos campeonatos nacionais, o Grêmio vem apresentado um futebol vistoso, após um momento ruim no início de temporada, quando o trabalho de Renato Portaluppi chegou até a ser colocado em dúvida, o Tricolor parece enfim ter evoluído. O desempenho tem sido satisfatório, tanto no Brasileirão, na caça à liderança, atrás somente do Corinthians, quanto na Copa do Brasil, tendo se classificado para as quartas-de-final após passar pelo Fluminense. 

Apesar da diferença, é Brasil x Argentina e ultimamente o Grêmio vem enfrentado dificuldades contra as equipes do país rival. Independentemente do tabu contra os hermanos, é preciso ser dito que com a força do elenco atual, com um técnico que evoluiu e o futebol diferenciado que o Tricolor vem apresentando, a equipe gaúcha tem tudo e mais um pouco para seguir sonhando com o tão almejado Tri da América. O que o destino reserva para as equipes? Em agosto saberemos a resposta.

Fontes: Globoesporte.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*