Copa América Centenário: ¡Perú dice qué se siente!

Jogadores peruanos festejam o gol que classificou sua seleção para a próxima fase da Copa América (Foto: AP)

¡Hola, que tal! La Copa América hace mas uma víctima, con Brasil siendo eliminado por el Perú. Un equipo que ha tenido grandes jugadores como Teófilo Cubillas, Roberto Palacios y el grand matador, Paolo Guerreiro.

[Ativando Google Tradutor]

A seleção peruana conseguiu o que parecia um sonho, algo impossível, quase uma utopia! Mostrou-se um time de onze “guerreiros” em campo, lutaram até o último minuto, e venceram um time que, para eles, ainda um gigante do futebol.

O gol polêmico não apaga a conquista da seleção “blanquirroja”, que jogou o tempo inteiro nos contra ataques e lutando apenas por uma chance para vencer. Quis o destino que Raúl Ruidíaz marcasse após uma ótima jogada individual de Andy Polo, que faz uma festa no lado esquerdo da defesa brasileira, antes de cruzar para o gol do Peru. Os peruanos, alías, amanheceram dizendo que essa é versão deles para a mística “Mano de Díos”, protagonizada por Maradona na Copa de 86. Não importam os protestos dos brasileiros, o futebol escreve mais um capítulo que, para os peruanos, consagram sua história de luta e amor por esse esporte que move tanta paixão.

Renovada seleção peruana elimina o Brasil na Copa América (Foto: AFP)
Renovada seleção peruana elimina o Brasil na Copa América (Foto: AFP)

Com uma equipe composta por uma maioria de jogadores que atuam no próprio país, a seleção peruana tem como sua principal estrela o atacante do Flamengo, Paolo Guerreiro, fora ele, apenas Christian Cueva, ex- Toluca e recém contratado pelo São Paulo,  Renato Tapia do Feyenoord e Lucas Silva do PSV, ambos da Holanda, e Yoshimar Yotún, ex- Vasco e atual jogador do Malmö da Suécia, são os únicos que atuam no exterior. O treinador argentino Ricardo Gareca tenta fazer uma renovação na seleção que está em oitavo lugar nas eliminatórias para a Copa de 2018, e faz da Copa América um laboratório de testes para seu time, tendo deixado de fora jogadores veteranos e idolatrados como Pizarro, o contundido Farfán, Lobatón e Vargas. Algo que qualifica mais ainda o feito da seleção “bicolor”, e o trabalho feito por seu técnico, que devido aos péssimos resultados nas eliminatórias, balançava no cargo.

Confira o gol polêmico de Raúl Ruidíaz que deu a classificação a equipe peruana.

Na próxima fase o Peru jogará contra a Colômbia, o outro classificado do Grupo B é o Equador, que ficou com o segundo lugar e enfrentará os donos da casa, a seleção dos EUA. Vamos ver até onde vai zebra peruana, ou se realmente o trabalho de Gareca começa a dar resultados.

Hoje teremos a definição do Grupo C, onde México e Venezuela definem quem será o primeiro colocado da chave, Uruguai e Jamaica também se enfrentam em um jogo que pouco vale, já que ambos estão eliminados do torneio. O Grupo D se encerra amanhã, quando a líder e classificada Argentina, jogará contra a quase eliminada Bolívia. Chile e Panamá brigam pela última vaga, ambos encontram-se com 3 pontos, mas o time sul americano tem melhor saldo de gols.

[Desativando Google Tradutor]

¡Hasta luego, amigos!

 

Texto: Wagner Ponce @wagnerponce

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*