Copa Libertadores da América 2017 – A busca pelo sonho começa mais cedo

Conheça alguns detalhes da Primeira Fase da Copa Libertadores 2017

Todos pela Copa Libertadores (Foto: Fredy Builes/Reuters)
Por: Wagner Ponce, SP

¡Hola, mis amigos! No hay torneo en el mundo como la Copa Libertadores de América! Faltan algunos días del comienzo de la competición, entonces ya es hora de anotar la programación de juegos que se abrirá la primera ronda de los mejores clubes del torneo en el mundo!

Faltam poucos dias para o início da maior edição da história da Copa Libertadores da América. Esse ano a competição contará com a presença de 47 equipes, tendo a sua primeira partida marcada para o dia 23 de janeiro e a final apenas no dia 29 de novembro, num total de 42 semanas de muito futebol pelo nosso continente. A Copa Sul-Americana acontecerá em paralelo e, diferente dos últimos anos, não haverá a possibilidade de uma mesma equipe disputar ambas ao mesmo tempo. Sendo que os primeiros 10 clubes eliminados (dois da terceira fase e os oito terceiros colocados da fase de grupos) da Copa Libertadores terão a possibilidade de se classificar diretamente para a Sul-Americana. Outra novidade para essa temporada é ausência das equipes mexicanas, inviabilizadas pela diferença de calendário entre a confederação local e a Conmebol.

Sorteio da edição 2017 da Copa Libertadores de América (Foto: Reprodução/Conmebol)
Sorteio da edição 2017 da Copa Libertadores de América (Foto: Reprodução/Conmebol)

Durante muito tempo nos acostumamos a chamar as frases preliminares do torneio de Pré-Libertadores. Pois bem, esse ano com o crescimento da disputa, teremos mais duas fases de mata-mata antes da etapa de grupos. Aliás, todas as séries eliminatórias terão disputa de prorrogação, no caso de empate sem (ou com a mesma quantidade de) gols marcados fora de casa, antecedendo a disputa por pênaltis no confronto. A edição 2017 ainda contará com o sistema de finais disputado em dois jogos, mas a possibilidade de jogo único é estudada para ser implementada na próxima temporada.

Conhecidas todas as mudanças, vamos saber um pouco mais das equipes que irão abrir a competição desse ano:

Primeira Fase:

Universitario de Sucre (BOL)  x Montevideo Wanderers (URU)

Deportivo Municipal (PER) x Independiente del Valle (QUE)

Deportivo Capiatá (PAR) x Deportivo Táchira (VEN)

Com jogos de ida marcados para o dia 23/01 e a volta para o dia 27/01, a primeira fase contará com equipes pouco experientes na Libertadores, com a exceção do Independiente de Valle, atual vice-campeão do torneio. Os equatorianos enfrentarão uma equipe que esperou por 35 anos para retornar a maior competição de clubes do planeta. Pode-se dizer que esse é o confronto de duas equipes emergentes em seus países, e mesmo tendo disputando a final do ano anterior, o Del Valle não chega tão favorito para o duelo, já que negociou muitos jogadores do time que encantou a América do Sul em 2016.

O Deportivo Municipal voltam a respirar bons ares depois de um tenebroso período. Um dos maiores campeões do futebol peruano, tendo uma longa história de conquistas até os anos 50, a torcida de Los Basureros, teve que assistir inúmeras quedas para a segunda divisão e até ameaças de encerramento de suas atividades. Para alívio dos Hinchas do Municipal, desde 2015, quando a equipe retornou para a primeira divisão peruana, seu time vem conseguindo presença nas competições continentais, com participação na Copa Sul-Americana em 2016 e Copa Libertadores esse ano.

O Universitário de Sucre chega pela terceira vez a disputa, credenciado pela boa regularidade na temporada 2015/2016, quando conseguiu a segunda melhor campanha na somatória dos torneios apertura e clausura da Bolívia. Se a equipe da capital constitucional boliviana conseguir o mesmo feito da Libertadores de 2015, ao chegar na fase de Oitavas de Final do campeonato, já será um grande feito para a sua torcida.

Por enquanto, a primeira parte da missão é passar pelos uruguaios do Montevideo Wanderers , time que garantiu vaga na competição após terminar em segundo lugar no Torneo de Transición do seu país. Com investimento muito abaixo do que estamos acostumados a ver aqui no Brasil, o time alvinegro também busca igualar a sua melhor participação no Torneio, quando também no ano de 2015 chegou até as Oitavas de Final.

O último confronto dessa fase marca o duelo de opostos, de um lado o Deportivo Capiatá, time com apenas oito anos de fundação, debutante em Libertadores. Com uma ascensão meteórica, o clube da cidade de Capiatá chegou pela primeira vez em uma competição profissional no ano de 2012, conseguindo logo de cara o acesso para a primeira divisão nacional. Em sequência, garantiu a quinta colocação e uma inédita vaga para uma torneio internacional, e já emplacou mais uma façanha, venceu o Boca juniors em pleno La Bombonera na Copa Sul-Americana de 2015.

Do outro lado, o tradicional Deportivo Táchira, com 21 participações na Copa Libertadores. O time da cidade de São Cristóbal é a única equipe venezuelana a conseguir passar da primeira fase do torneio, e tem a seu favor uma fanática torcida. Porém os diversos problemas políticos que envolvem o seu país, possam atrapalhar os planos da equipe em avançar adiante na Copa Libertadores.

Deportivo Capiatá pronto para enfrentar os "gigantes" na Copa Libertadores da América
Deportivo Capiatá pronto para enfrentar os “gigantes” na Copa Libertadores da América (Foto: ABC /Claudio Ocampo)

Bem atentos aos duelos da primeira fase, The Strongest (BOL), Olimpia (PAR) e Universitario (PER), esperam os classificados dos confrontos acima para saber quem serão seus os adversários na etapa seguinte do torneio.

Na próxima semana, conheceremos melhor os duelos da Segunda Fase da Copa Libertadores da América 2017.

Hasta luego, hermanos!

Fonte: Marcas, Conmebol, El Universo, Tenfield e ABC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*