Copa Libertadores da América 2017 – O longo caminho até a taça

Conheça um pouco mais sobre os clubes que participarão da segunda fase da Copa Libertadores da América

Todos pela Copa Libertadores 2017 (Foto: Reprodução/Conmebol)

Por Wagner Ponce, SP

¡Hola, que tal! Mis amigos, estamos hablando de uno de los campeonatos deportivos más importantes que se ha inventado por la humanidad. La Copa Libertadores es sinónimo de la raza, el corazón y la sangre, donde todos los sentimientos se unem a la gloria. Aquí se forman artilleros como Mauro Boselli, Gustavo Bou, Jardel y Salvador Cabañas.

Hoje, se inicia oficialmente a Copa Libertadores da América 2017, mas já começamos nossa análise sobre a competição desse ano. Então, vamos olhar para a próxima fase, onde oito confrontos definirão os classificados para a última eliminatória da Pré-libertadores.

Jogos da Segunda fase:

Atlético Cerro (URU) x Unión Española (CHI)

Carabobo (VEN) x Junior Barraquilla (COL)

Atlético Tucumán x El Nacional (EQU)

Atlético Paranaense (BRA) x Millonarios (COL)

Botafogo (BRA) x Colo Colo (CHI)

E1  x The Strongest (BOL) (C6)

E2  x  Olimpia  (PAR)

E3 x Universitario (PER)

As partidas de ida acontecerão nos dias 31/01, 01/02 e 02/02, com os jogos de volta acontecendo uma semana depois, entre 07 e 09 de fevereiro. A equipe do Cerro vai para a terceira disputa de Libertadores de sua história, mas nunca conseguiu avançar de fase na competição. O quase centenário clube terá um duelo complicadíssimo pela frente, já que encara a forte equipe do Unión Española, do Chile.

Os chilenos contam com um personagem muito famoso em seu banco de reservas, o treinador Martin Palermo ficou muito conhecido em toda América do Sul nos tempos em que era o principal goleador do Boca Juniors. Desde a temporada passada, assumiu o comando do Unión Española e vem agradando muito a sua torcida. O destaque do time do Cerro é o zagueiro colombiano José Barrionuevo, recentemente contratado ao Buenaventura, da Colômbia. O favoritismo é imenso para o time de Palermo, mas já é sabido que os uruguaios nunca vendem fácil uma vaga na Copa Libertadores.

Unión Española de volta à Copa Libertadores da América (Foto: ANFP)
Unión Española de volta à Copa Libertadores da América (Foto: ANFP)

O segundo duelo dessa fase, marca a estreia na Libertadores do time venezuelano do Carabobo, equipe da cidade de Valencia que se classificou depois de ter obtido a melhor pontuação na temporada 2015/2016 do seu país. Independente das condições políticas e econômicas, o time do Carabobo se reforçou para a temporada, trazendo o ex treinador da seleção boliviana, Julio César Baldivieso, para comandar o time, além de mais seis jogadores. O principal destaque da equipe é o artilheiro Aquiles Ocanto, maior ídolo e um dos maiores artilheiros da história do clube.

Mas a “parada” não será fácil para os venezuelanos. Pela frente, eles terão uma das equipes com mais participações em Copas continentais nos últimos anos, o Junior Barranquilla. O time colombiano, além de ter contratado o treinados Alberto Gamero, fez mais nove contratações, dentre eles, o experiente Jonathan Estrada, vindo do Millionários. Com o crescimento do futebol colombiano nas competições continentais, não é difícil antever um leve favoritismo para o Junior Barranquilla.

A maior Copa Libertadores de todos os tempos ficou propícia para promover muitas estreias, uma delas será do Atlético Tucumán. Quinto colocado no campeonato argentino, o time “albiceleste” com mais de cem anos de história, terá a honra que jogar a mais importante competição de clubes do mundo pela primeira vez, mesmo após muita polêmica na conquista de sua vaga. Os argentinos de San Miguel de Tucumán enfrentarão um dos maiores clubes do futebol equatoriano, o El Nacional.

Conhecidos pela tradição de não contratar jogadores estrangeiros, a equipe de Quito disputará a competição pela vigésima quarta vez, mesmo não conseguindo nenhum título na temporada anterior, já que o ano foi marcado pelo domínio do Barcelona. A melhor pontuação geral na tabela, depois do campeão e vice, deu direito ao El Nacional participar mais uma vez da Libertadores. Esse, alías, pode ser um dos confrontos mais equilibrados dessa fase. O destaque no time argentino fica para o artilheiro e capitão do time Luis Miguel Rodrígues, segundo maior goleador da história do clube. Do lado equatoriano, o novo contratado Carlos Quintero, chega para ser o craque do El Nacional.

Os caminhos de Atlético Paranaense e Botafogo já foram analisados aqui pelo Cenas Lamentáveis, então pulamos direto para as equipes que estarão mais atentas aos jogos de hoje da primeira fase:

Embalados pelo título nacional, The Strongest busca vaga na fase de grupos (Fonte: Twitter/Club The Strongest)
Embalados pelo título nacional, The Strongest busca vaga na fase de grupos (Fonte: Twitter/Club The Strongest)

O The Strongest conseguiu vaga para a Copa Libertadores após ter conseguido a melhor pontuação na somatória dos Torneios Apertura e Clausura da temporada 2015/2016, e vem muito embalado após a conquista do campeonato nacional da atual temporada, já que bateu o seu maior rival, o Bolívar, no jogo desempate. O Tigre estará bem atento ao jogo de hoje, entre Universitario Sucre e Montevideo Wanderers, pois dessa disputa sairá seu adversário em sua estreia na competição. Considerando a tradição das três equipes, não é difícil afirmar que o clube de La Paz terá um leve favoritismo em seu confronto.

Se existe algum time mais “copeiro” nessa segunda fase da Copa Libertadores da América, esse time é o Olimpia. O clube paraguaio conquistou três vezes o campeonato sul-americano e fará a sua quadragésima participação na Copa, sendo a terceira que mais vezes participou. Mas o último ano não foi dos melhores para o time de Assunção, já que a equipe “bateu na trave” duas vezes no campeonato paraguaio, ficando com o vice nos torneios Apertura e Clausura, para Libertad e Guaraní, respectivamente. Mesmo assim, o desempenho rendeu a terceira vaga paraguaia na competição, fazendo que o time espere, agora, o vencedor entre Independiente del Valle e Deportivo Municial para conhecer seu adversário. É difícil não jogar todo o favoritismo para o Olimpia nesse confronto, mas é fato que os paraguaios devem estar torcendo contra o Independiente del Valle na primeira fase, já que o equatorianos devem dificultar muito a missão do “Rey de Copas” na Libertadores 2017.

Olimpia é um dos clubes mais tradicionais nas fases iniciais da Libertadores. (Foto: Reprodução/Site/Olimpia)
Olimpia é um dos clubes mais tradicionais nas fases iniciais da Libertadores. (Foto: Reprodução/Site/Olimpia)

A última disputa da segunda fase fica reservada para o Universitario, outra equipe muito tradicional na América do Sul, que irá para a sua trigésima disputa de Copa Libertadores. Os peruanos se classificaram após ficar com a terceira colocação no Campeonato Descentralizado e esperam o vencedor do duelo entre Deportivo Capiatá e Deportivo Táchira para estrear a sua participação na edição de 2017. Um dos maiores reforços da equipe do Universitario para temporada deste ano foi a contratação do experiente zagueiro Juan Vargas, o jogador de 33 anos veio do Real Betis da Espanha, após disputar dez temporadas na Europa. Mas, com certeza, a grande força do “Los Cremas” para sair na frente dos adversários na segunda fase vem das suas arquibancadas, o que pode lhe trazer um leve favoritismo.

A “Pré-Libertadores” será quase um torneio à parte nesse ano, já que das dezenove equipes que começam o torneio, apenas quatro conseguirão o direito de participar da fase de grupos da competição. Não estamos falando de um mata-mata com equipes de pouca tradição apenas, já que clubes com uma grande história também terão que passar por esse difícil caminho.

Para o amante da Copa Libertadores da América, teremos um ano cheio de grandes jogos e disputas até descobrirmos quem será a maior equipe do nosso continente. Hoje, começa o certame. Fiquem atentos aos horários dos canais de esportes, pois teremos três disputadas com jogos de ida e volta, e até a próxima sexta-feira conheceremos os primeiros classificados para a segunda fase da Libertadores 2017.

Hasta luego, hermanos!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*