FEC 2 x 1 ASA – Fortaleza vira pra cima do ASA e assume a liderança do grupo A da Série C

Fortaleza começa sem criatividade, mas consegue se reorganizar e garantir resultado

Fortaleza assume liderança do grupo A (Saulo Roberto / Fortaleza Esporte Clube)
Fortaleza assume liderança do grupo A (Saulo Roberto / Fortaleza Esporte Clube)

Na noite deste domingo (3), o time do Fortaleza com quatro desfalques de 2 a 1 a equipe do ASA de Arapiraca. Em jogo válido pela 7ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, Rosinei e Pio fizeram os gols do time cearense e João Paulo descontou para os alagoanos. Com o resultado positivo após a virada, o Fortaleza assume a liderança do grupo A.

No primeiro tempo, as duas equipes começaram errando muitos passes e com pouca criatividade. Foi um início de jogo muito truncado no meio de campo e sem grandes emoções. A exceção foi uma cabeçada logo aos dois minutos de João Paulo, do ASA, que passou perto do gol de Ricardo Berna. Somente a partir dos 20 minutos a equipe alagoana conseguiu levar um pouco mais de perigo à meta do time do Fortaleza. Aos 24 minutos de jogo, ASA foi recompensado com a sua postura mais incisiva e fez o primeiro gol da partida. Novamente, João Paulo. Ele teve a chance de cabeça, devido a uma falha de marcação da defesa cearense, e dessa vez não perdoou: 1 a 0 para os visitantes.

Os alagoanos continuaram no ataque mesmo depois do gol, deixando a torcida leonina revoltada com o time da casa, que estava em clara desvantagem. A equipe do Fortaleza começou a trocar passes mais coordenados e deixar a partida mais equilibrada no fim. A primeira chance mais clara de gol foi aos 37 minutos, quando Anselmo subiu livre de cabeça numa cobrança de escanteio e mandou pra fora. Os cearenses, percebendo a fragilidade neste tipo de jogada, insistiram na bola aérea para pressionar a equipe do ASA, mas o primeiro tempo acabou sem chances para as duas equipes.

Na volta para a etapa complementar, a equipe do Fortaleza demorou 20 minutos para subir, devido às broncas e mudanças do seu treinador, Marquinhos Santos, no time. Foi nítida a mudança de postura da equipe cearense no segundo tempo, jogando muito mais concentrada, buscando com mais organização o empate e consequentemente a virada. Logo aos dois minutos, Rosinei aproveitou o cruzamento na área e a falha de marcação da defesa do ASA para empatar a partida. Era a estreia dele como titular.

O jogo seguiu com o ASA recuando cada vez mais para o seu campo de defesa e o Fortaleza tentando a virada, ainda sem tanta inspiração, mas com mais organização e velocidade. Aos 12 minutos, a equipe cearense foi premiada pela sua insistência em buscar o resultado. Em um cruzamento que parecia despretensioso, a zaga alagoana afastou mal e Pio chegou enchendo o pé para fazer 2 a 1. A partir daí o que se notou foi o Fortaleza administrando o resultado, atacando sem forçar tanto, e a equipe do ASA tentando articular algumas jogadas, mas esbarrando numa noite nada feliz em termos criativos. O jogador Maranhão do Fortaleza, aos 16 minutos, teve a chance de fazer 3 a 1, cara a cara com o goleiro, mas bateu mal na bola e mandou pra fora.

Aos 33 minutos, o ASA teve uma chance com Dinelson na pequena área depois de passe de Reinaldo Alagoano, que bateu mal na bola e mandou para fora a chance do empate. Apesar de tentar ir para a pressão em busca da igualdade no placar no final da partida, essa acabou sendo a última grande chance da equipe alagoana no jogo.

Com a vitória, o Fortaleza assume a liderança do grupo A da Série C 2016 com 14 pontos, enquanto a equipe do ASA cai para a terceira posição com 12. Na próxima rodada do campeonato, os cearenses encaram o Remo, no estádio Mangueirão, no dia 10 às 18h30. Os alagoanos jogam na mesma data contra o Botafogo da Paraíba, no Almeidão, às 16 horas.

FICHA TÉCNICA

FORTALEZA 2 x 1 ASA

Fortaleza: Ricardo Berna; Railan, Lima, Edimar e Wilian Simões; Felipe (Maranhão), Corrêa, Pio e Rosinei (Guto) (Natan); Anselmo e Juninho. Técnico: Marquinhos Santos.
ASA: Thiago Braga; Alex Travassos, Rayan (André Nunes), Williames José e Igor; Jorginho, Ramalho, João Paulo e Jailton (Dinelson); Reinaldo Alagoano e Diogo. Técnico: Paulo Foiane.
Gols: Rosinei aos 2 e Pio aos 12min/2ºT (Fortaleza), João Paulo aos 24min/1ºT (ASA)
Cartões Amarelos: Guto, Pio e Maranhão (Fortaleza); Klenisson (ASA)
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: José Eduardo Calza (RJ) e Jorge Eduardo Bernadi (RJ)
Público Pagante: 9.009
Público Não Pagante: 891
Público Total: 9.900
Renda: R$ 75.115,00

Texto: Victor Portto

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*