Giro sul americano!

¡Hola, que tal! Todavía estamos en mayo, sin embargo, que ya tiene algunos campeonatos moralizantes que se definen aquí para América del Sur. Torneos jugados en la altura, lejos de estadios gourmet, en el desierto, pero que com raza pura. Países dedicaron genios de la pelota como Ariel Ortega, Erwin “Platini” Sánchez, Nolberto “Maestrito” Solano y José Sierra!

[Ativando Google Tradutor]

Da Terra dos Incas sai mais um campeão nacional

Depois da conquista da Universidad Católica, no último sábado, quando se sagrou campeão do Torneo Clausura chileno, tivemos mais um campeão nacional no último domingo, o Universitario. O time peruano conquistou antecipadamente o Torneo Apertura, após uma vitória por 1×0 contra o seu grande rival Sporting Cristal. A conquista assegura a vaga do time “Creme” na edição 2016 da Copa Sulamericana, mas os Merengues não estão garantidos na Libertadores do próximo ano, pois os classificados saem das finais do Torneo Descentralizado, disputado no final do ano.

Universitario de Desportes é campeão peruano do Torneo Apertura 2016 (Foto: Reprodução)
Universitario de Desportes é campeão peruano do Torneo Apertura 2016 (Foto: Reprodução)


Na reta final do argentino, Lanús carimba vaga para a Libertadores 2017

Depois de uma conturbada eleição na AFA, a Associação do Futebol Argentino, onde um empate em 38 votos em um pleito que haviam 75 eleitores (viva a matemática dos Hermanos!), o campeonato argentino passa por uma temporada de transição, com o objetivo de igualar seu calendário ao europeu a partir do segundo semestre.
Desde 2015 o torneio foi inflado, contando com 30 equipes, naquela edição o torneio foi disputado em turno único disputado ao longo do ano. Para essa temporada, a AFA optou por um formato de “tiro curto”, onde os 30 clubes seriam divididos em dois grupos de 15. Os times jogam contra todos adversários de sua chave, mais um adversário do outro grupo em partidas de ida e volta, definidos pela rivalidade local (Isso é a moralidade do futebol). Após as 16 partidas, o vencedor de cada grupo disputará a taça de campeão em um mata mata. Os segundos colocados classificam-se para a Libertadores, além dos finalistas, é óbvio!

O Lanús, líder da Zona 2, já está garantido no torneio continental do próximo ano, pois não pode mais ser alcançado pelo terceiro colocado do seu grupo, o Atlético de Tucumán. Outro clube garantido é o Estudiantes, segundo colocado da chave, e, também postulante ao título. Na zona 1 o líder é o Godoy Cruz, empatado em pontos com o San Lorenzo, ambos também estão muito próximos da Libertadores da América 2017.

Pepe Sand comemora seu gol de pênalti frente ao Tigre (Foto: Télam)
Pepe Sand comemora seu gol de pênalti frente ao Tigre (Foto: Télam)

[Desativando Google tradutor]

¡Hasta luego!

Texto: Wagner Ponce

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*