Grêmio Osasco Audax: Aquele que ainda pode ser grande

Audax (Reprodução / Facebook)
Audax (Reprodução / Facebook)

O Grêmio Osasco Audax, ou também conhecido como apenas Audax-SP é uma equipe da grande São Paulo que apareceu há pouco tempo para o futebol e vem querendo ganhar seu espaço. Nos últimos três anos vem encantando com seu futebol bonito .

História 

Na verdade, esse não é o nome de fundação da equipe. Tudo começou lá atrás, em 8 de dezembro de 1985, quando o empresário Abílio Diniz fundou o Pão de Açúcar Esporte Clube, na ideia de criar um projeto social, para práticas esportivas para crianças e jovens. O sucesso foi tão grande que anos depois o Grupo Pão de Açúcar decidiu começar a emprestar seus jogadores para pegarem experiência e começarem a disputar campeonatos maiores, no caso, os jogadores foram emprestados ao Juventus-SP, para os atletas disputarem a Série A-1 do campeonato paulista. No ano seguinte o Pão de Açúcar disputou seu primeiro campeonato como profissional na quarta divisão paulista.

A estreia aconteceu em 7 de abril de 2007 no jogo diante do Jabaquara, com um público de 357 pessoas presentes. O time empatou em 2 a 2. Até que fez um belo campeonato naquele ano para uma equipe estreante no futebol profissional, terminando em 3° lugar na segunda fase da competição. Além disso, aplicou duas goleadas: 9 a 0 contra o Guarujá e 6 a 0 no Barcelona-SP. O Pão de açúcar foi conseguindo acessos de divisões muito rápido, e em três anos já estava jogando na Série A-2 do paulista.

O PAEC (Pão de Açúcar Esporte Clube) em 2010, jogou a segunda divisão do campeonato paulista e de cara quase garantiu o acesso para à primeira divisão. Com uma bela campanha na primeira fase, o time não teve o mesmo empenho na segunda e acabou terminando em 3° lugar do grupo.

Mudando nome para Audax

Em 2011, a partir de um acordo entre o grupo Pão de Açúcar e das Sendas (supermercado), houve uma fusão entre as duas marcas com uma agência de consultoria de grandes marcas, na expectativa de aproximar o time com os torcedores. Sendo assim, a equipe se passaria a se chamar Audax.

Acesso para primeira divisão e venda do clube 

No ano de 2013, depois de tanto martelar, finalmente o até então Audax realizou o sonho de subir para a Série A-1 do futebol paulista. Mesmo no sufoco, o time conseguiu a vaga na última rodada depois de derrotar o Red Bull pelo placar de 2 a 1 e com uma combinação de resultado. No entanto, com o direito de jogar a primeira divisão, o presidente do grupo Casino, que controla as ações do grupo Pão de Açúcar, decidiu vender o clube, pois para ele iria a empresa ia ter muitas despesas a mais com o time na elite do paulista. Seria péssimo para a empresa que só visa a área de supermercado.

Então no dia 22 de setembro o Audax foi vendido ao vice-presidente do Grêmio Osasco, Mário Texeira, até então a principal equipe da cidade. Através de parceria com o banco do Bradesco, a equipe se mudou para a grande São Paulo agora com um novo nome, Grêmio Osasco Audax. O jogo de estreia na primeira divisão foi em 2014, contra o Paulista de Jundiaí no Jayme Cintra. A partida terminou em 0 a 0.

De futebol inovador ao vice-campeonato paulista

Jogando já na primeira divisão,  o presidente da equipe, Vampeta, e sua diretoria planejaram uma meta pra o time. Então chegou o técnico Fernando Diniz, que inovou o jeito de jogar não só no futebol paulista mas também no brasileiro e com o seu tiki-taka acabou dando certo.

O Audax, nas duas primeiras temporadas foi regular, terminando em 11° em 2014 e no ano seguinte em 9°. Mas o trabalho de três anos do técnico Diniz deu resultado e nesse último campeonato paulista a equipe deu show. Jogou futebol bonito, envolvendo os adversários. O time de Osasco chegou ao vice campeonato paulista, fazendo grandes jogos ao longo da campanha, passando por cima do Palmeiras, goleando o São Paulo e eliminando o Corinthians em Itaquera, parando apenas para o Santos na final. Alguns dizem que foi a zebra da vez, outros melhor futebol. O Grêmio Osasco Audax se apresentou para o futebol..

Jogos Inesquecíveis :

 

Grêmio Osasco Audax 2 a 1 Palmeiras

OSASCO, SP - 20.03.2016: OSASCO AUDAX X PALMEIRAS - O jogador João Pedro, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador Juninho, do G Osasco Audax, durante partida válida pela décima rodada, do Campeonato Paulista, Série A1, no Estádio José Liberatti. (Foto: Cesar Greco / Fotoarena)
Já como Grêmio Osasco Audax, o time conseguiu sua primeira vitória diante de uma equipe grande paulista, jogando em casa venceu o Palmeiras. (Foto: Cesar Greco / Fotoarena)

Grêmio Osasco Audax 4 a 1 São Paulo 

osasco x são paulo

Nas quartas de finais do Paulistão 2016 o Osasco deu show, derrubou o favoritismo do tricolor paulista e goleou, avançando para à semi final da competição.

Corinthians (1)2 a 2(4) Grêmio Osasco Audax

DAV_0360-1024x681

Com golaços de Bruno Paulo e Tchê tchê o Audax levou a partida em Itaquera para os pênaltis e levando melhor na decisão , chegando à final inédita. (Foto:Djalma Vassão/Gazeta Press)

Santos 1 a 0 Grêmio Osasco Audax

AUDAX - VICE CAMPEÃO PAULISTA

Mesmo com a derrota na final do campeonato, foi um jogo inesquecível, não só para o time mas também para a cidade de Osasco vendo sua equipe ser vice campeã paulista.

 

Texto: Lucas Almeida

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*