Inter de Limeira: a primeira campeã do interior

Equipe teve seu auge nos anos 80 quando venceu um paulista e um brasileiro da série b

Por: Marco Aurélio, SP

A Inter de Limeira foi um time muito presente nos campeonatos paulistas nas décadas de 1980 e 1990. Está marcado na história como o primeiro campeão paulista vindo do interior, mas no final da década de 1990 e começo de 2000, oscilou entre a divisão principal e a de acesso no estado e, nos últimos anos, não voltou a disputar a série A1.

O clube foi fundado em 05 de outubro de 1913, como o nome de Associação Atlética Internacional. Leva esse nome em homenagem aos diversos imigrantes que residiam na cidade na época da fundação. Estreou, profissionalmente, em 1947 pelo Campeonato Paulista. Em 1966, foi campeão da segunda divisão e conseguiu o acesso à primeira, porém, nessa época, a divisão de elite era a divisão especial. Infelizmente, a Inter não pôde disputar a segunda divisão, pois seu campo não era adequado às regras da época. O clube, então, entrou com um pedido de licença da Federação Paulista para ter tempo de arrecadar recursos para a adequação.

A Inter voltou a jogar profissionalmente em 1975, ainda sem campo próprio. Mesmo assim, em 1978, conseguiu o acesso à Divisão Especial. No começo dos anos 1980, a Inter se manteve na Divisão Especial, conseguindo até um quarto lugar. Entretanto, a glória viria em 1986, onde mesmo vindo de um campanha mediana no ano anterior e tendo começado o campeonato levando uma goleada a Inter levou o campeonato, feito alcançado pela primeira vez por um time do interior. No ano do título, o regulamento previa turno e returno com pontuações independentes, sendo classificados os campeões de cada turno e os dois melhores na soma dos turnos.

A Inter venceu o segundo turno e enfrentou o Santos na semifinal, que venceu o primeiro. A equipe venceu os dois jogos por 2 a 0 e passou à final para enfrentar o Palmeiras, que derrotara o Corinthians. Os dois jogos finais foram no Morumbi. No primeiro, houve empate por 0 a 0 e a Inter venceu o segundo, por 2 a 1, com gols de Kita e Tato para a Inter, com Amarildo descontando para o Verdão. Pra coroar a campanha, Kita foi artilheiro com 24 gols.

Apesar de não ter vencido outra vez o paulista, a Inter ainda teria mais um título expressivo em 1988: o Campeonato Brasileiro da Série B, vencendo Náutico por 2 a 1, na final que foi disputada em fevereiro de 1989, sendo os gols da Inter marcados por Silvinho e Machado. A Inter teve um grande campanha com penas 3 derrotas em 29 jogos. Curiosamente, os empates eram decididos nos pênaltis, onde o vencedor levava dois pontos pela vitória. A Inter conseguiu oito vitórias dessa maneira.

A partir da década de 1990, começou a oscilar entre as divisões do Campeonato Paulista, sendo que o primeiro rebaixamento foi exatamente em 1990. Durante toda a década e no início da década de 2000, a Inter caiu algumas vezes, mas sempre voltou à Série A1. Porém, em 2008, caiu para a A3 e, no ano seguinte, para a B1, voltando para a A3 em 2010, onde está até hoje. Muitos desses maus resultados foram por conta da má administração e de parcerias e terceirizações equivocadas. Todavia, mesmo estando atualmente em uma divisão inferior, nada poderá apagar seus grandes feitos durante seus mais de 100 anos de história, principalmente nesse ano no 30º aniversário de sua maior conquista.

Vídeo com a reportagem do Globo Esporte sobre o Título Paulista:

Fonte: Bola na Área, Edmar Ferreira, Inter de Limeira.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*