Luizão, o artilheiro nato

O camisa 9 de grandes clubes brasileiros, e sua história no mundo da bola.

Luizão em passagem pela seleção brasileira (Imagem: Sportvia)
Luizão em passagem pela seleção brasileira (Imagem: Sportvia)
Por: Daniel Ribeiro, GO

Um dos maiores craques e ídolos dos anos 90 se chama Luiz Carlos Bombonato Goulart, conhecido por todos e mundialmente como Luizão. Nascido em Rubineia, interior de São Paulo, Luizão encantou o Brasil com belos gols e seu faro de artilheiro. Irreverente dentro e fora de campo, sempre foi um cara da paz e que de vez em quando, gostava de umas cenas lamentáveis (que são sempre bem-vindas). O paulista é, até hoje, o maior artilheiro brasileiro da história da Libertadores da América, com 29 gols feitos.

Luizão foi revelado pelo Guarani e teve passagem por vários clubes grandes, como o próprio Guarani, Paraná, Grêmio, Flamengo, Santos, Botafogo, São Paulo, Palmeiras, Vasco da Gama e Corinthians. Nos três últimos, foram os clubes que o camisa 9 mais se destacou. No Palmeiras, foram 91 jogos e 56 gols, comandando o ataque histórico do Verdão. Em 30 jogos disputados, marcou mais de 100 gols e teve apenas uma derrota, se sagrando campeão paulista de 1996. Em 98, no Vasco, Luizão participou de 71 jogos e marcou 38 gols, conquistou o titulo carioca e, também, a Taça Libertadores da América, no mesmo ano do centenário do clube. No Corinthians, ficou de 1999 a 2002, vivendo a melhor fase da carreira, participando de 109 jogos, e marcando 76 gols. Em 99, foi campeão paulista e brasileiro pelo Timão. Já em 2000, foi o artilheiro da Libertadores, marcando 15 gols. Em 2001, Luizão ainda venceu mais um paulista pelo Corinthians, antes de se transferir para a Europa.

 

Em 2005, de volta ao Brasil, Luizão jogou pelo São Paulo, conquistando os títulos do paulista e da libertadores mais uma vez. O último título dele foi pelo Flamengo, em 2006, da Copa do Brasil, sendo decisivo em todo jogo que entrava pelo clube rubro-negro. Devido à idade e lesões, o camisa 9 se aposentou em 2010, sendo que seu último clube foi o Rio Branco, onde não jogou nenhuma partida oficial.

Luizão tem 15 títulos importantes e marcas mais importantes ainda. Sempre marcante onde passou, esbanjava qualidade e bom futebol quando entrava em campo. Artilheiro nato e frio na cara do gol, contava também com bons arremates de fora da área e cabeçadas fatais. Atualmente, Luizão é o representante do empresário Jorge Mendes, no Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*