O Ceará e seu esquenta particular

Antes dos jogos, a torcida alvinegra se reúne para beber, dançar e 'esquentar'

O Vovô sarrador no Esquenta do Vozão (Foto: Bruno Aragão / CearáSC.com)
Por Honorato Vieira, CE

Confrades, cada um de vocês tem um ritual antes de entrar no estádio para apoiar sua equipe, correto? Em Fortaleza, mais precisamente na torcida do Ceará, o ‘Esquenta do Vozão’, é cada vez mais unanimidade entre os alvinegros.

Antes dos jogos, cerca de três horas para começar, a diretoria de marketing promove uma ‘festa’ com direito a banda e cerveja gelada com um preço camarada. A ‘breja’ custa apenas R$ 2,00 e a curtição é até a hora do jogo começar.

O ‘Esquenta do Vozão’ foi idealizado no intuito de promover os jogos do clube, além de juntar toda a torcida que ficava em volta da Arena Castelão em um só lugar, para confraternizar. A ideia foi muito bem aceita e os alvinegros solicitam em todos os jogos dentro de casa.

Torcida do Ceará marcando presença no Esquenta [Assessoria Forró do Danadão]
Torcida do Ceará marcando presença no Esquenta [Assessoria Forró do Danadão]

Com o tradicional forró metalizado, o grupo capitaneado por Rafa Silva Danadão anima o evento em todas as oportunidades e já caíram no gosto dos torcedores. A banda é formada por alvinegros (quase todos) e canta na noite cearense, mas foi no Ceará onde encontraram sua identidade.

A galera alvinegra faz a festa ao som dos instrumentos, que embala o esquenta com muito forró, axé e sertanejo. Com músicas autorais ou sucessos momentâneos, a torcida é embalada antes dos jogos da melhor forma possível e isso regado a muita cerveja.

O sucesso dessa medida só mostra que os aficionados pelo Ceará querem chegar cedo no estádio, mas a burocratização atrapalhava tudo. Antes do esquenta ‘oficial, a polícia barrava bebida ao redor do estádio, som alto e isso afastava o público. Com a chegada do evento, os alvinegros chegam cerca de três horas antes das partidas e são recepcionados com organização, cerveja barata e gelada, além das lindas líderes de torcida (Vovozetes) e do mascote mais sarrador do Brasil.

O ápice

Após ficar de fora das finais do Campeonato Cearense em 2015, o Vovô traçou uma temporada pautada em conquistar o estadual para voltar a Copa do Nordeste. Contra o Ferroviário, após dezenove anos decidiram um título, o Ceará voltou a ser campeão cearense após um hiato de dois anos.

Fora a conquista, um fato que chamou muito a atenção e agradou a torcida foi a volta do esquenta, mas com novidades. O local, que antes era em um espaço acoplado a Arena Castelão, mudou-se para o estacionamento do Centro de Formação Olímpica do Nordeste, em frente ao estádio.

Centro de Formação Olímpica do Nordeste (Foto: Juscelino Filho)
Centro de Formação Olímpica do Nordeste [Foto: Juscelino Filho]

A adesão dos torcedores foi ainda maior, pois o espaço comportara mais gente e dava mais conforto aos alvinegros que resolveram esquentar para os jogos. Para melhorar, o clube, em parceria com uma rede de cervejas, colocou a gelada por apenas R$ 2,00, além de petiscos variados.

Na finalíssima, realizada na último dia 03, o Ceará convidou o renomado cantor de forró, Felipão, para dar uma palhinha antes do jogo e a torcida alvinegra foi ao delírio com os sucessos do cantor.

Após vencer o Ferroviário por 2×0 e levantar a taça, o esquenta foi prolongado em plena quarta-feira e, depois da partida, a torcida alvinegra foi comemorar até a madrugada da quinta-feira.

Fontes: Ceará Sporting Club e Futebol Cearense

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. No dia do seu aniversário, Ceará encara o Londrina com casa cheia – Futebol Cearense

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*