O pai do gol: José Silvério

Um dos maiores narradores da transmissão esportiva brasileira

José Silvério e o seu perpetuador de emoções (Foto: Mário Rodrigues / Divulgação/VejaSP.com.br)
Por: Victor Portto, CE

Esperar a semana passar arrastada, ir atrás das informações sobre a escalação do time, sobre o adversário, comentar com a família e os amigos sobre o jogo. Tomar um banho, botar a camisa do time, pegar o carro ou o ônibus (seja que meio de transporte for) e ir para o estádio. Quantos de nós não fazemos ou já passamos por todo esse roteiro que antecede aos jogos dos nossos times de coração? Junto disso tudo vai o “radinho”, eterno companheiro das nossas jornadas nas arquibancadas, para dar aquele detalhe e aquela emoção que não pode faltar na hora da partida. Apesar deste costume de ouvir o jogo no rádio estar se perdendo um pouco, com o advento das novas tecnologias, ainda é possível observar os apaixonados do futebol que não abrem mão de ver, enxergar o esporte pela ótica dos narradores de futebol desse veículo de comunicação.

“O narrador de futebol é um contador de histórias” (frase de Milton Leite no documentário “Os donos da voz”). Partindo desta premissa, tente lembrar das inúmeras emoções que já sentiu com a narração de um gol histórico do seu time, daquele título inesquecível, dos tabus que caíam para o maior rival, da despedida de um ídolo… São momentos marcados e eternizados em nossas memórias por vozes que fizeram aquela cena captar toda a emoção que elas nos remeteram. José Silvério é um destes contadores de história, um dos maiores do país, entretanto mais conhecido pelo público de São Paulo por trabalhar na Rádio Bandeirantes e ser a voz dos clássicos paulistas no rádio.

O torcedor mais novo talvez não conheça a voz e nem o estilo de José Silvério, mas os mais saudosistas vão concordar quando digo que é um narrador que consegue canalizar em sua voz a emoção na dose certa do momento mais sublime do futebol: o gol. Suas características marcantes são: aquele grito de gol prolongado e único (que chega a 12 segundos), ser o cara que parece quase antever as jogadas na narração, a necessidade de não precisar de um ritmo acelerado na voz para descrever a jogada e alguns bordões (como o esticado: “Golaaaaaaaaaaço”). É a referência de narrador para Everaldo Marques (Espn), Mauro Betting (Bandeirantes), PVC (Fox Sports), José Trajano e tantos outros jornalistas do mais alto gabarito.

Em sua carreira, o narrador passou por algumas situações curiosas, como quando teve que narrar a final do Campeonato Brasileiro de 1979 na pista de atletismo do estádio Beira-Rio, com os cachorros da polícia na sua frente e a histórica narração de um jogo em cima de uma árvore. Fez 50 anos de carreira em 2013, trabalhou na Rádio Cultura de Lavras, Jovem Pan e, desde 2000, é a voz do futebol paulista na Rádio Bandeirantes. Chegou a ter experiências na televisão, mas tem no rádio a sua grande paixão e foi por onde decidiu seguir sua carreira. Em algumas entrevistas, chega a afirmar que gosta mais do rádio em si do que de futebol.

Atualmente, mora em São Paulo, trabalha fazendo dois jogos por semana, mas te convivido com o medo que parecia ser inatingível para um profissional de tanto gabarito como ele: o desemprego. Seu contrato vence ao final de 2016 e ele não sabe como serão os próximos passos. Apesar de ter ganho todos os prêmios do jornalismo esportivo por seu brilhantismo na narração, José Silvério vai começando a ter a incerteza se seguirá na sua maior paixão. Perdem os amantes do futebol se isto acontecer e perde o jogo por ver sair de cena alguém que abrilhantou tanto o espetáculo.

Segue abaixo alguns dos momentos marcantes de José Silvério narrando gols dos gigantes paulistas:

Corinthians Campeão Paulista de 1977:

 

Palmeiras (3) x Corinthians (2) – Libertadores 2000

O 100º gol de Rogério Ceni:

Corinthians (2) x (3) Santos – Título Brasileiro do Santos de 2002

 

Fontes: Documentário “Os donos da voz”, Trivela, VejaSp e Uol Esporte.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*