O que significa a classificação da Islândia?

VIKINGS CONTINUAM A FAZER HISTÓRIA

Eles fizeram história [Foto: Haraldur Gudjonsson / AFP]
Por Honorato Vieira, CE

A Copa  do Mundo, maior evento esportivo do planeta, move milhões de pessoas e não só no mês em que é disputada. Para garantir uma vaga no Mundial é preciso ralar durante as Eliminatórias. Para uns, como os brasileiros, é obrigação se classificar. Mas para outros, como a Islândia, o passaporte carimbado para competição é comemorado como se fosse um título.

O pequeno país garantiu o direito de ir ao torneio ao confirmar o favoritismo e derrotar Kosovo por 2 a 0, em casa, para delírio da fanática torcida que lotou o Estádio Laugardalsvöllur, em Reykjavik. Com uma campanha de sete vitórias, um empate e apenas duas derrotas, com 16 gols a favor e sete contra, o país deixou para trás seleções de mais tradição, como Croácia, Ucrânia e Turquia, para confirmar a vaga.

Desconhecida até a última Eurocopa, quando eliminou a Inglaterra, e chegou na honrosa fase de quartas de final, os islandeses mostraram sua força e garra dentro das quatro linhas e sua apaixonada torcida. Em 2013, a Islândia ficou à beira de garantir vaga na Copa do Mundo do ano seguinte, no Brasil, mas foi eliminada na repescagem pela Croácia.

Com pouco mais de 100km² e somente 332 mil habitantes, a nação tem apenas centenas de jogadores registrados como profissional e será o país menos populoso na história das Copas.

LEIA MAIS: Seleção da Islândia coloca o país definitivamente no mapa

A disputa da Copa do Mundo premiará uma geração que vem popularizando o esporte mais amado do mundo em um país em que a tradição era praticamento zero. Sigurdsson, bom jogador de 28 anos comprado pelo Tottenham por quase 50 milhões de euros (aproximadamente R$ 187 milhões), é a principal referência e esperança de dias ainda melhores na ilha.

Os ‘Vikings’, como são conhecidos os jogadores islandeses e sua torcida, comemoraram a vaga ao seu tradicional estilo e ainda em êxtase pelo feito. Assim como na Euro do ano passado, eles não irão a Rússia a passeio. Prometem buscar um lugar ao sol. É bom ficar de olho, pois eles podem continuar a fazer história.

Como o grande Diego Giandomenico escreveu: Que a força de Björk, Verne, Odin, Thor e todos os outros estejam com vocês. Boa sorte. Ou em bom islandês: Gangi þér vel!

Fonte: Globo Esporte

 

1 Comentário em O que significa a classificação da Islândia?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*