Os outros clubes do Pará: Castanhal

História de um dos tradicionais clubes do Pará

Escudo do Clube.(Foto:reprodução/Facebook Castanhal E.C)
Por: Ramón Cordeiro, PA

O Castanhal Esporte Clube é uma das equipes mais antigas e tradicionais do Pará. Fundado na cidade que leva o mesmo nome que a agremiação, o clube esteve entre os principais clubes no estado, inclusive com algumas participações em Campeonato Brasileiro da série C.

Castanhal é um município no nordeste paraense, distante cerca de 60 quilômetros da Capital, e conhecido como cidade da região. Foi fundada em 1932 por imigrantes nordestinos que trabalhavam nos projetos de integração da Amazônia.

Time de 2016(Foto:Reprodução/ofutebolista.net)
Time de 2016(Foto:Reprodução/ofutebolista.net)

Na década de 20, quando a cidade ainda era um vilarejo, um grupo de apaixonados por futebol criou o Castanhal Esporte Clube, em 7 de setembro de 1924. Inicialmente, a organização era um clube de futebol amador. O grupo de craques e fundadores era composto por: Joca, Orvalo, Lauro Cardoso, Dadá, Ubirajara Marques, Mundicão, Casimiro, Quincas, Pedro Ribeiro e Pismel.

Estádio e Patrimônios do Clube

Nos primeiros anos a equipe não possuía estádio ou campo para mandar os jogos, então passou a utilizar a propriedade do São Francisco das Chagas, o Paysandu castanhalense.

Em 1937 o clube passou a mandar seus jogos no campo do Riachuelo, mas o clube proprietário não vingou e o Japiim, como também é conhecido, abrigou seus jogos no campo do progresso que anos mais tarde foi desapropriado pela prefeitura para construção de um conjunto residencial.

A peregrinação do Castanhal terminou quando o grande cidadão castanhalense Francisco Florêncio doou um terreno para o clube. Vale ressaltar que Francisco contribuiu para o desenvolvimento do município como um todo, e não foi diferente com o futebol. A área esteve sob o domínio da instituição até a década de 1980 quando, em acordo com a prefeitura, a agremiação cedeu o terreno para a criação da Ceasa. Hoje o clube possui um Centro de Treinamento na avenida Maximino Porpino (uma das principais da cidade) com 4 campos, dormitórios e refeitório. Seus jogos são no estádio municipal Maximino Porpino Filho, o Modelão, que possui capacidade para 7500 pessoas.

CT_castanhal
Time treinando do CT do clube. (Foto:Reprodução/www.diegosmith.wixsite.com)
Modelão em dia de jogo(Foto:reprodução/globoesporte.com)
Modelão em dia de jogo(Foto:reprodução/globoesporte.com)

 Conquistas e Histórico no futebol

Apesar da tradição no futebol local, o Castanhal não possui títulos importantes na sua história, apenas um caneco da segunda divisão em 2003 e um vice-campeão da divisão principal em 2000.

 Atualidade

Desde a entrada dos anos 2000, o clube ficou algumas vezes fora da divisão principal do estadual. Este ano disputou, mas acabou sendo rebaixado para a divisão de acesso.

Apesar de não possuir muitos títulos, o Japiim é uma agremiação futebolística importante no cenário local, pois já forneceu jogadores para as principais forças do futebol regional e na década de 80 e 90 rivalizava com Remo e Paysandu, o que levou essas equipes a se empenharem a desenvolverem o futebol.

Japiim da Estrada no jogo contra o Paysandu pelo Campeonato Paraense 2017(Foto:Reprodução/paysandu.com.br)
Japiim da Estrada no jogo contra o Paysandu pelo Campeonato Paraense 2017 (Foto:Reprodução/paysandu.com.br)
Fontes: Globo Esporte, Diego Smith, cancelain, Globo Esporte 

1 Comentário em Os outros clubes do Pará: Castanhal

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*