A parceria Corinthians/Audax rende os seus primeiros frutos no futebol feminino

Título da Copa do Brasil é o primeiro das garotas do time corinthiano

Foto oficial das campeãs (Foto: Reprodução/Globoesporte.com)
Por: Victor Portto, CE

 

O Corinthians/Audax é Campeão da Copa do Brasil. Os mais desavisados devem estar se perguntando que time é esse primeiramente, qual modalidade foi disputada e quando isso aconteceu. Bom, para explicar tudo isso é preciso voltar um pouco no tempo… Janeiro de 2016, o time do Corinthians e o Grêmio Osasco Audax fecham uma parceria para formarem um time de futebol feminino que dispute as competições da categoria durante este ano. A equipe é formada sob a supervisão da ex-capitã da Seleção Brasileira, Aline Pellegrino, e tem como técnico Arthur Elias (campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino em 2013 treinando o Centro Olímpico).

Outubro de 2016, o time feito entre a parceria consegue em seu primeiro ano retornando aos gramados (depois de um hiato de sete anos sem equipes na modalidade feminina por parte do Corinthians) chegar a final da Copa do Brasil contra o poderoso São José (que esteve em 12 finais de campeonatos nos últimos 5 anos, ganhando 9 títulos). A escalada da equipe ao título foi marcada pela evolução, visto que no Campeonato Brasileiro as meninas Corinthianas foram eliminadas já na 2ª fase, quatro meses depois conseguiram chegar a Semifinal do Campeonato Paulista e no fechamento do calendário de competições conseguiram o título da Copa do Brasil (garantindo vaga na Libertadores 2017 da categoria).

Com seis vitórias, três empates e apenas uma derrota o Corinthians/Audax foi campeão, o primeiro jogo da decisão havia sido 2 a 2. No jogo final (realizado no dia 27/10) no estádio José Liberatti, placar de 3 a 1 contra as garotas do São José. Os gols foram anotados por: Pardal, Chú Santos e Gabi Nunes para as campeãs e Raquelzinha diminuiu o placar. O resultado da partida traduziu o que se viu em campo, o time do Corithians/Audax começou pressionando as adversárias, administrou o resultado nos contra-ataques, tomando um pequeno susto com o gol sofrido, mas já no final do jogo conseguiu liquidar a partida e se sagraram campeãs.

As notas tristes da partida foram o pequeno público, ressaltando a pouca divulgação da competição pelos organizadores e a cultura machista de não ter interesse em ver mulheres jogando, e a falta de transmissão de transmissão do jogo (sendo exibido somente pela internet via site da Confederação Brasileira de Futebol e pelo facebook do Audax). Parabéns as meninas Corinthianas pelo único título conquistado no futebol pelo clube no ano e que a parceria se mantenha ainda mais forte para a disputa da Copa Libertadores do ano que vem. É triste também ver as meninas ainda tendo que lutar para quebrar esse espaço segregador e tentar tornar o futebol um espaço para todos. O futebol feminino pede muito mais do que passagem, pede somente que seja divulgado ou investido, pois talento as mulheres também tem de sobra.

Segue abaixo o vídeo com os gols do título, a campanha Corinthiana até a final e o elenco vencedor:

Primeira fase

Audax/Corinthians 9 x 0 Pinheirense-PA (casa)

Pinheirense-PA 0 x 2 Audax/Corinthians (fora)

Oitavas de final

Audax/Corinthians 3 x 0 Santos (casa)

Santos 2 x 2 Audax/Corinthians (fora)

Quartas de final

Flamengo 1 x 1 Audax/Corinthians (fora)

Audax/Corinthians  1 x 0 Flamengo (casa)

Semifinais

Audax/Corinthians  2 x 0 Cresspom-DF (casa)

Cresspom-DF 1 x 2 Audax/Corinthians (fora)

Final

São José 2 x 2 Audax/Corinthians (fora)

Audax/Corinthians 2 x 1 São José (casa)

 

Elenco do Corinthians para 2016:

Goleiras: Kaká, Monique e Tainá

Laterais: Barrinha, Gi, Juci, Leidi, Paulinha

Zagueiras: Ingrid, Jana, Mimi e Renata Costa

Volantes e meias: Amanda Brunner, Duda, Fran, Gaby Ceará e Mayara

Atacantes: Byanca Brasil, Cacau, Chú Santos, Gabi Nunes, Grazi, Juliana Oliveira e Nenê

Comissão técnica:

Técnico: Arthur Elias

Auxiliar Técnico: Rodrigo Iglesias

Preparador Físico: Marcelo Rossetti

Preparador de Goleiras: Edson Alcântara Cardoso Júnior

Supervisão: Aline Pellegrino

Fonte: Site oficial do Corinthians, EBC, G1 e GloboEsporte.com.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*