Plaza Colonia bate Peñarol e sagra-se campeão do Torneio Clausura do Uruguai

¡Hola, amigos! No hay nada mejor que celebrar un título sin precedentes, por lo que vamos a romper el decreto en Uruguay, para celebrar el primer triunfo de Plaza Colonia! Uruguay é único, con jugadores sin medo como Rubén Sosa, Javier Chevantón y Santiago “El Morro” Garcia!

[Ativando Google Tradutor]

Essa é mais uma daquelas histórias que tanto gostamos no futebol. O modesto Plaza Colônia, da linda e histórica cidade de Colônia del Sacramento, conseguiu derrotar por 2 a 1 o poderoso Peñarol em seu recém inaugurado estádio, e ganhou pela primeira vez um título na primeira divisão do país.

Plaza Colonia vence o Torneo Clausura do Uruguai (Foto: Marcelo Bonjour / Ovación)
Plaza Colonia vence o Torneo Clausura do Uruguai (Foto: Marcelo Bonjour / Ovación)

A conquista se torna mais improvável, se voltarmos ao final do ano de 2014, quando o Plaza amargava a lanterna da segunda divisão uruguaia e já era considerado por muitos, virtualmente rebaixado para a terceira divisão, após ter levado uma “sapecada” de 7 a 1 para o Liverpool. Esse placar talvez tenha sido um divisor de águas para o time (pelo menos no caso deles), pois a equipe conseguiu uma bela recuperação na segunda parte da competição, conseguindo o acesso ao final do campeonato. A campanha no Torneo Apertura foi de mediana para ruim, com o “Patas Blancas” ficando na décima terceira colocação, catorze pontos atrás do campeão.

Após a virada do ano, o Torneo Clausura começou com uma pequena surpresa liderando a competição. O time do Plaza Colonia venceu as duas primeiras rodadas, mas era apontado apenas como um “cavalo paraguaio”. Para a surpresa dos críticos, a equipe perdeu a liderança do torneio apenas uma vez, na décima rodada, mas recuperou a ponta logo no jogo seguinte. Faltando dois jogos para o final do Clausura, o “Leicester uruguaio”, dependia apenas dos seus próprios resultados para ser campeão, mas teria uma parada duríssima pela frente no na décima quarta rodada. Teria que vencer o Peñarol fora de casa! Jogando de forma imponente, o Plaza Colônia não tomou conhecimento do seu rival, ganhou o jogo e ainda foi o primeiro time a dar a volta olímpica no novo Estádio Campeón del Siglo.

 

Plaza Colonia é o primeiro time a comemorar um título no novo estádio do Peñarol (Foto: Ariel Colmegna / Ovación)
Plaza Colonia é o primeiro time a comemorar um título no novo estádio do Peñarol (Foto: Ariel Colmegna / Ovación)

A vaga para a Libertadores da América ainda não está 100% garantida, pois na Tabela Anual, o Peñarol lidera com apenas com três pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Nacional, ou seja, basta torcer para que os carboneros fechem a última rodada ainda à frente do maior rival.

O campeão nacional será decidido entre os vencedores do Abertura (Penãrol), Clausura (Plaza Colônia) e mais uma terceira equipe, caso o outro clube consiga atingir a maior somatória de pontos nos dois torneios. Hoje o líder é o Peñarol, e caso confirme isso na última rodada, as duas equipes disputarão o título uruguaio. Caso o Nacional consiga alcançar o time carbonero, os vencedores dos torneios se enfrentam em uma semi final, e o ganhador disputará a decisão contra o tricolor.

Regulamento confuso: GOSTAMOS.


Confira os gols que deram o título ao Plaza Colonia

[Desativando Google Tradutor]

¡Hasta luego!

Texto: Wagner Ponce @wagnerponce

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*