POR 2×1 POL – Eurocopa: Os Portugueses avançam no peso da camisa

Portugal bate a forte Polônia e vai as semis

A Seleção Portuguesa vai ás semis (Foto: Reprodução/Globoesporte.com)

As quartas de final da Eurocopa 2016 começaram, e nada melhor do que um jogão pra deixar o clima mais inspirador, Portugal x Polônia. A seleção portuguesa, vinha de uma vitória dramática contra seleção da Croácia, pelas oitava, e que ganhou o jogo no último minuto da prorrogação, com gol de Quaresma, agora, tinha outra parada dura pela frente: a Polônia, que também veio de vitória suada, avançou nos pênaltis contra a forte seleção da Suíça. Promessa de bom jogo nas quartas.

E começou como todos nós esperávamos, logo de cara, no primeiro minuto de jogo, o centro avante do Bayern de Munique, Lewandowski, aproveitou cruzamento da esquerda e abriu o placar, 1 a 0 pros Poloneses. Festa no estádio, e os Portugueses ficaram incrédulos, ainda sem entender o que tinha acontecido naquele lance fatídico, a Polônia começou arrasadora.

Conhecida por ser bem organizada, a Polônia usou bem suas armas pra se defender. Depois do gol, marcava muito bem sem a bola, o treinador Nawalka armou uma linha de 5 jogadores atrás, com um volante no meio, e os dois zagueiros abertos, e mais abertos ainda os dois laterais, Piszczek e Jedrzejczyk. Mais na frente, os dois volantes poloneses faziam uma linha de 3, junto com o meia Grosicki, dificultando muito a infiltração da equipe portuguesa. Mais a frente, Milik esperava para puxar o contra ataque, apenas com Lewandowski isolado no ataque, a seleção Polonesa marcava muito bem.

Aos 28 do primeiro tempo, Portugal deu o primeiro chute a gol com Cristiano Ronaldo. Parecia uma tarefa árdua chegar ao gol polonês, porém, com boa troca de passes e movimentação, o garoto Renato Sanches, de apenas 18 anos, tabelou com Nani, e soltou a bomba de canhota, um golaço. Portugal estava vivo no jogo.

O segundo tempo foi de poucas chances, os dois times se estudando, e ninguém atacava com audácia e gana de vencer, somente aos 40, Cristiano Ronaldo teve a melhor chance do jogo, recebeu na grande área, frente a frente com Fabianski, o português furou, para desespero dos Portugueses no estádio, o confronto dramático foi pra prorrogação.

Na prorrogação, foram 30 minutos de nada mais emocionante, as duas equipes mostravam sinais de cansaço, e não queriam arriscar nada muito claro, para não abrir sua defesa e dar espaços para o adversário. O melhor momento da prorrogação foi a invasão do torcedor Português, proporcionando cenas lamentáveis (para nossa alegria hahaha) e interrompendo o andar do jogo, aconteceu o esperado, fomos para os pênaltis.

Os craques e capitães abriram as penalidades, Lewandowski e Cristiano Ronaldo converteram as cobranças, e assim foi sucessivamente, até a quarta cobrança polonesa, Blaszczykowski chutou no canto direito, e Rui Patrício voou pra defender, para desespero Polonês, estava nos pés de Quaresma novamente a classificação Portuguesa, e ele não desperdiçou, bateu bem, sem chances para Fabianski. Portugal está nas semis da Eurocopa 2016.

Para os Poloneses, ficam o alento de terem uma ótima seleção, organizada, e no papel, melhor que a seleção de Portugal, conta com mais talentos individuais, e pode se preparar para fazer uma boa Copa do Mundo, em 2018. Para os Portugueses, mesmo com 5 empates no tempo normal, chegam às semis da Euro com esperança de título. Esperam o vencedor do jogo entre País de Gales e Bélgica, e prometem vim forte para a busca da taça, com certeza veremos grandes jogos, e grandes resultados à frente.

 

Texto: Daniel Ribeiro

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*