Rangers – Uma avalanche light blue

O apoio incondicional da torcida do The Rangers para reerguer o time no futebol Escocês

Torcida dos The Gers numa partida da 4º divisão (Foto: globoesporte.com/reprodução)
Por: Ramón Cordeiro, PA

Normalmente, quando falamos de grandes torcidas dos clubes europeus, sempre são citados os estádios lotados dos principais times das principais ligas do continente que possuem muitos títulos nacionais e outros tantos da Liga dos Campeões. Fala-se tanto dessas torcidas por estarem sempre cheios, apesar de que em muitos deles a torcida nem é tão empolgante. Mas fidelidade e torcida apaixonante no mundo do futebol prova-se no momento da desgraça, quando o clube cai de divisão ou perde a final daquele campeonato importante. Certamente, a torcida do Rangers entra nessa categoria. O clube recentemente voltou a divisão principal do Escocesão e, embora seja o maior detentor de títulos do país em termos de receita, possui arrecadação menor que fracos clubes como o Blackburn da Premiere Inglesa.

O inferno começou com a falência do clube um ano após vencer a Premier escocesa, sendo descoberto um esquema de corrupção contra o fisco britânico. O clube que já estava devendo mais de 10 milhões de libras para um banco, passou também a dever mais de 40 milhões para o governo. A situação agravou, o clube faliu e foi reaberto com o nome The Rangers, agora na quarta divisão.

Torcida Bluenose homenageando o 140º do clube (Foto: globoesporte.com/reprodução)
Torcida Bluenose homenageando o 140º do clube (Foto: globoesporte.com/reprodução)

Difícil é imaginar que diante de dívidas, rejeição dos clubes da primeira divisão, proibição de contratação, rebaixamento e disputa de um campeonato muito mais modesto, os torcedores resolveriam abraçar o clube do coração e resgata-lo do fundo do poço para leva-lo de volta à glória da primeirona.

O processo de resgate iniciou ainda na quarta divisão. Os supporters do clube azul lotavam as partidas em casa, colocando cerca de 50 mil torcedores a cada jogo e, nas partidas fora, acabavam rapidamente os poucos ingressos disponíveis. Vale ressaltar que os clubes da quarta possuem estádios muito menores, com capacidades que variam entre 2 e 8 mil espectadores. Com isso, nem todos os torcedores azuis que desejavam os ingressos conseguiam, era praticamente uma jogada de sorte comprar um dos poucos bilhetes disponíveis diante da invasão dos light blues. Na luta de volta para à glória, a torcida ainda teve que suportar a decepção de seu clube em não alcançar o acesso para a principal divisão na temporada 2014/2015 o que ocorreu finalmente na temporada 2015/2016.

Torcida do Rangers lotando o estádio adversário (Foto: ESPN/Reprodução)
Torcida do Rangers lotando o estádio adversário (Foto: ESPN/Reprodução)

O vídeo abaixo mostra a paixão da torcida:

https://www.youtube.com/watch?v=789QYR44zIs

https://www.youtube.com/watch?v=byi82VxDpIw

A história do Rangers é muito semelhante a de muitos clubes brasileiros que hoje encontram-se em divisões aquém de suas grandezas e que podem ser reerguidos com o apoio de suas apaixonadas torcidas.

Fontes: ESPN, Globo Esporte, Ultima Divisão

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*