
Por Guilherme Rossini, RS
Eram jogados 43 minutos do segundo tempo da partida decisiva que estava levando o Egito para a Copa do Mundo após 28 anos. Quando um gol, tomado em uma bola cruzada pela seleção do Congo, pareceu esvair todas as esperanças dos jogadores e da torcida do esquadrão egípcio. Mas o Egito tem um jogador capaz de construir obras faraônicas, e o nome dele é Mohamed Salah. Ele, que já havia feito o primeiro gol de sua seleção, também marcou aos 50 minutos, sendo este o gol da classificação para a Copa do Mundo.
Egito nas Copas
Para que todos tenham a ideia da dimensão da conquista dessa seleção, entendam que o Egito, até 2018, só havia se classificado para duas edições do maior torneio de seleções do mundo. Em 1934 e 1990. No ano de 1934, era disputada a segunda Copa do Mundo da história e a seleção egípcia jogou apenas uma partida, sendo eliminada pela Hungria. Já em sua segunda participação, em 1990, a seleção conseguiu dois empates, contra Holanda e Irlanda, mas acabou derrotada pela Inglaterra.
Classificação
E na partida dramática, que terminou com vitória do Egito por 2 a 1, com um gol aos 50 minutos do segundo tempo, foi a chave para a Copa do Mundo deste ano. Em um grupo que tinha como adversários, além da seleção congolesa, Uganda e Gana, os egípcios conseguiram a vaga ao fazer 13 pontos dos 18 disponíveis. Porém, essa classificação passou diretamente pelos pés dele, novamente, Mohamed Salah. Atuando em cinco das seis partidas da fase de grupos, o camisa 10 marcou cinco gols, sendo que dos cinco confrontos em que ele esteve presente, sua seleção venceu quatro e perdeu apenas um.
Salah +10
O craque, o cara que faz a diferença, o atacante que levou o Egito novamente para a Copa do Mundo após 28 anos, esse é Mohamed Salah Ghaly. Quando cito sobre o atacante ser capaz de construir obras faraônicas, obviamente me refiro a uma comparação. Entretanto, os números de Salah no mundo do futebol podem ser comparados, sim, às Pirâmides de Gizé.
Jogando sua primeira temporada pelo Liverpool, da Inglaterra, o atacante marcou 43 gols em 50 partidas disputadas pelos Reds, levando a equipe para a final da UEFA Champions League. Certamente a comparação com uma das sete maravilhas do mundo antigo é justa. Fazer tantos gols em competições como a Premier League e UEFA Champions League, mesmo sem ser um centroavante de ofício, e postular como um dos concorrentes a melhor jogador do mundo não é para qualquer um.
Grupo e chances na Copa
A pergunta de antemão que surge é: a seleção do Egito pode conseguir beliscar uma vaga nas oitavas de final? Vamos analisar os confrontos e depois poderemos chegar a uma conclusão.
Egito vs Uruguai (15/06) – Uruguai é favoritissímo não só no próprio grupo, como também ao título. Portanto, a derrota seria um resultado normal para os egípcios.
Rússia vs Egito (19/06) – A equipe russa, que já não vinha mostrando muita força, perdeu um de seus principais jogadores por lesão. Kokorin se machucou jogando pelo Zenit e estará de fora da Copa do Mundo. Com isso, o Egito que já tinha algumas chances, agora tem maior oportunidade de vencer a partida. Uma vitória egípcia não seria surpresa.
Arábia Saudita (25/06) – Sem nenhum jogador conhecido mundialmente ou maior tradição no futebol, esse adversário, em teoria, não será páreo para a equipe de Salah. Se quiserem a classificação, os egípcios precisam vencer esse jogo.
Ou seja, a classificação do Egito é totalmente possível. A briga dentro do grupo será contra os Russos. Uma classificação inédita seria fantástica para a seleção de Salah. Caso passe para fase seguinte, possivelmente enfrentará Portugal ou Espanha.
Os 23 convocados
O Egito ainda não fez sua convocação oficial para a Copa do Mundo. Porém, como você verá depois, a maioria dos jogadores atua em mercados alternativos ou no próprio Egito. Ou seja, são totalmente desconhecidos do grande público. Mas a equipe não tem só Salah. Todo bom time conta com uma linha de jogadores chamada de “espinha dorsal”, que é o que mantém a equipe forte e cria condições de estruturar o grupo em “volta” destes atletas.
Com esta estrutura de equipe, com Hegazi, Elneny e Salah, os outros atletas convocados terão a segurança de jogadores mais experientes para tentar ajudar Salah a marcar os gols. Segue a lista dos jogadores convocados para os últimos amistosos antes da Copa do Mundo contra Portugal e Grécia, segundo o site Vavel.com:
Goleiros: Essam el Hadary – Al Taawoun (Arábia Saudita); Mohamed al-Shenawy – Al-Ahly (Egito); Mohamed Awaad – Ismaily (Egito); Ahmed al-Shenawy – Zamalek (Egito).
Defensores: Mohamed Magdy “Afsha” – Enppi. (Egito); Saad Samir – Al-Ahly (Egito); Mohamed Abdel Shafy – Al Fath (Egito); Ayman Ashraf – Al-Ahly (Egito); Mohamed Abdel Shafy – Al Fath (Egito); Ali Gabr – West Bromwich Albion (Inglaterra); Ahmed Hegazi – West Bromwich Albion (Inglaterra).
Meias: Mohamed Elneny – Arsenal (Inglaterra); Ramadan Sobhi – Stoke City (Inglaterra); Sam Morsy – Wigan Athletic (Inglaterra); Mahmoud Hassan “Trezeguet” – Kasımpaşa (Turquia); Amr Warda – Atromitos (Grécia); Omar Gaber – Los Angeles FC (Estados Unidos); Mahmoud Abdel Moneim “Kahraba” – Al Ittihad (Arábia Saudita); Mahmoud Abdel Razek “Shikabala” – Al Raed (Arábia Saudita); Moamen Zakaria – Al-Ahli (Arábia Saudita); Hussein el Sahahat – Al-Ain (Emirados Árabes Unidos); Abdullah al-Saied – Al-Ahly (Egito); Hossam Ashour – Al-Ahly (Egito); Tarek Hamed – Zamalek (Egito)
Atacantes: Mohamed Salah – Liverpool (Inglaterra); Ahmed Hassan “Koka” – Sporting Braga (Portugal); Marwan Mohsen – Al-Ahly (Egito).
Faça um comentário